Folha de S. Paulo


Polícia reforça segurança nas proximidades da boate Kiss, em Santa Maria (RS)

Um aparato de segurança foi montado nos arredores da boate Kiss, em Santa Maria (RS), na noite deste sábado (2). Desde o início da noite, alguns policiais da tropa de choque estão posicionados na esquina da rua dos Andradas, onde fica localizada a casa noturna.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Uma semana após incêndio, famílias fazem missa de 7º dia para vítimas
Após incêndio em Santa Maria, 73 continuam internados em UTIs
Homenagem à vítimas de incêndio reúne multidão em igreja de Santa Maria
Procissão católica em Porto Alegre lembra vítimas da boate Kiss

Na praça principal da cidade, que fica em frente ao gabinete do prefeito, também foi montado um hospital de campanha pelo Corpo de Bombeiros e pelo Exército, com duas ambulâncias equipadas com macas e coletes cervicais.

As medidas visam prevenir um eventual confronto com manifestantes nos arredores da Kiss, que já conta com algumas pichações de protesto na fachada.

Durante a tarde, o cordão de isolamento na frente da casa noturna foi reposicionado, permitindo que as pessoas chegassem mais perto.

Em uma das paredes da boate foi afixado um abaixo-assinado que circula entre amigos e pessoas solidarias às vítimas, pedindo agilidade no esclarecimento do caso e que os possíveis responsáveis não saiam impunes.

Durante o ato, duas pessoas passaram mal e foram socorridas por ambulâncias.

Segundo o major Paulo Antônio, do 1º Regimento da Brigada Militar, a estimativa de público na frente da boate era de 500 pessoas às 0h40, momento em que um grupo de jovens católicos iniciou a vigília. Familiares usavam camisetas brancas com fotos das vítimas, além de uma pequena faixa preta, amarrada ao braço, para representar o luto.

Cerca de 75 homens do BOE (Batalhão de Operações Especiais) faziam a segurança do local, acompanhados por mais 40 bombeiros do regimento.

O major afirmou que eles temiam por um ato de vandalismo, mas a manifestação é pacífica.

7º DIA

Durante todo o sábado, parentes e amigos de vítimas da tragédia participaram de missas de sétimo dia. Às 21h30, teve início uma missa em memória de todos os 236 mortos, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Centenas de pessoas se reuniram na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria. O nome de todas as vítimas da tragédia foram lidas no início da celebração. Muitos jovens participaram das celebrações para relembrar as vítimas do incêndio.

Familiares usaram camisetas com mensagens e fotos dos mortos. Frases da música "love in the afternoon", do grupo Legião Urbana, também foram mencionadas.

PORTO ALEGRE

Faixas e cartazes lembraram as vítimas da tragédia de Santa Maria em uma procissão em homenagem a Nossa Senhora de Navegantes, na manhã deste sábado, em Porto Alegre.

Milhares de pessoas caminharam por ruas da capital gaúcha para celebrar a santa. Em uma missa, também houve homenagem à memória dos 236 mortos no incêndio.

A prefeitura esperava um público de 150 mil pessoas no evento, mas ainda não há uma estimativa do comparecimento pela Brigada Militar, a PM gaúcha.

O dia 2 de fevereiro é feriado em dezenas de cidades gaúchas devido à padroeira. Em Porto Alegre, a procissão ocorre há mais de 130 anos.

Ronaldo Bernardi/Agência RBS/Folhapress
Milhares de fiéis participaram na manhã deste sábado da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre
Milhares de fiéis participaram na manhã deste sábado da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Endereço da página:

Links no texto: