Folha de S. Paulo


Uma semana após incêndio, famílias fazem missa de 7º dia para vítimas

Familiares e amigos das 236 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), organizaram diversas missas de 7º dia na cidade para relembrar os mortos. A emoção tomou conta em reuniões em grandes igrejas e templos mais singelos, encravados em zonas residenciais.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Após incêndio em Santa Maria, 73 continuam internados em UTIs
Homenagem à vítimas de incêndio reúne multidão em igreja de Santa Maria
Procissão católica em Porto Alegre lembra vítimas da boate Kiss
Defesa de sócio da Kiss aponta 'fúria irracional' na investigação do incêndio

Familiares e amigos de Letícia Vasconcellos, 36, que trabalhava na recepção da boate Kiss, e do estudante Alex Giacomelli, vítimas do incêndio que matou outras 234 pessoas em Santa Maria (RS) no domingo (27), participaram de uma missa de sétimo dia neste sábado (2).

A cerimônia começou pontualmente às 19h, na igreja do Amaral, em Camobi, bairro da cidade próximo à UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

"O momento é de uma emoção incrível. Nunca poderia imaginar algo assim com a minha sobrinha, uma mulher tão forte", disse a tia de Letícia, Nancy Romano, 72, ao entrar na pequena capela.

Letícia deixou um casal de filhos --Vinícius, 13, e Júlia, 6--, que também estavam na igreja.

Sua irmã, Vanessa Gisele Vasconcellos, que também havia trabalhado na boate, disse em depoimento à polícia que o local vivia superlotado e sem extintores.

Alex Giacomelli, outra vítima homenageada na cerimônia, era estudante de agronomia da UFSM e trabalhava como técnico agropecuário na empresa Stara.

Durante todo o sábado, parentes e amigos de vítimas da tragédia participaram de missas de sétimo dia. Às 21h30, haverá uma missa em memória de todos os 236 mortos, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Centenas de pessoas se reuniram em uma missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria. O nome de todas as vítimas da tragédia foram lidas no início da celebração. Muitos jovens participaram das celebrações para relembrar as vítimas do incêndio.

Familiares usaram camisetas com mensagens e fotos dos mortos. Frases da música "love in the afternoon", do grupo Legião Urbana, também foram mencionadas.

PORTO ALEGRE

Faixas e cartazes lembraram as vítimas da tragédia de Santa Maria em uma procissão em homenagem a Nossa Senhora de Navegantes, na manhã deste sábado, em Porto Alegre.

Milhares de pessoas caminharam por ruas da capital gaúcha para celebrar a santa. Em uma missa, também houve homenagem à memória dos 236 mortos no incêndio.

A prefeitura esperava um público de 150 mil pessoas no evento, mas ainda não há uma estimativa do comparecimento pela Brigada Militar, a PM gaúcha.

O dia 2 de fevereiro é feriado em dezenas de cidades gaúchas devido à padroeira. Em Porto Alegre, a procissão ocorre há mais de 130 anos.

Ronaldo Bernardi/Agência RBS/Folhapress
Milhares de fiéis participaram na manhã deste sábado da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre
Milhares de fiéis participaram na manhã deste sábado da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Endereço da página:

Links no texto: