Folha de S. Paulo


Vinte e um blocos de Carnaval desfilam no Rio neste fim de semana

A uma semana do Carnaval, pelo menos 21 blocos desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro até domingo (3). O pré-Carnaval na cidade arrasta multidões de foliões desde a segunda semana de janeiro, principalmente para as ruas do centro e da zona sul.

Bloco Cordão do Bola Preta reúne 100 mil pessoas no centro do Rio

A programação deste final de semana começou na sexta-feira (1º), quando 100 mil pessoas compareceram ao desfile de pré-Carnaval do Cordão da Bola Preta, o maior e mais tradicional bloco da cidade. O "Bola", como é conhecido, desfila desde 1930. O cordão desfilou às 20h e, por mais paradoxal que pareça, teve público reduzido. O público estimado para a data oficial, no sábado de Carnaval, dia 9, é de 2 milhões de pessoas.

SÁBADO

Neste sábado (2), a agenda começa de manhã com o Imaginô? Agora Amassa, que sai no Leblon, na zona sul. O bloco toca marchinhas e clássicos da música popular brasileira, como "Carinhoso" e "Garota de Ipanema". A previsão de público é de 15 mil pessoas.

Na hora do almoço, às 13h, tem o Só o Cume Interessa, na Urca, zona sul. Criado por um grupo de escaladores, o bloco é apreciado por aqueles que não curtem multidão. Ele dá a volta na praça General Tibúrcio, que fica aos pés da estação do bondinho do Pão de Açúcar, e reúne cerca de 500 foliões.

Às 15h, está marcado o Bloco da Ansiedade, em Laranjeiras, na zona sul. O cordão faz um Carnaval pernambucano e toca frevo no lugar das marchinhas. O bloco desfila desde 1997 e a previsão de público é de 7.000 pessoas.

O Simpatia É Quase Amor sairá às 16h, na praça General Osório, em Ipanema (zona sul). O "Simpatia" é um dos blocos responsáveis pelo resgate do Carnaval de rua. Também por isso é um dos mais lotados da cidade. O desfile desse sábado costuma ser um pouco menos cheio que o do dia oficial, mas a previsão de público é de 80 mil pessoas. O bloco toca sambas próprios e sambas enredos clássicos.

No início da noite, às 17h, sairá o Ih, é Carnaval, na avenida Pasteur, na Urca (zona sul). O bloco desfila há 11 anos é formado por alunos e ex-alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Não é um dos mais badalados da cidade, mas tem um público fiel. A expectativa é de 2.500 foliões.

No mesmo horário, sai o Céu Na Terra, em Santa Teresa (centro). O bloco arrasta multidões para o charmoso bairro de ladeiras no Rio. Esse ano, mudou de horário. É quase obrigatório ir fantasiado. A previsão de público para esse desfile é de 4.000 pessoas.

DOMINGO

O domingo começa com bloco bem cedo. O Cordão do Boitatá, outro bastante tradicional na cidade, concentra às 8h na rua do Mercado, no centro do Rio. No desfile oficial, depois do cortejo fica montado um palco. Neste domingo haverá apenas músicos e um estandarte guiando os foliões. Fantasia é uma praxe entre seus admiradores. Não há previsão de público.

Às 10h três blocos com características diferentes saem pela cidade. O Suvaco de Cristo desfila no Jardim Botânico (zona sul). Assim como o Simpatia É Quase Amor, o "Suvaco" foi um dos que resgatou a folia nas ruas. O bloco enche bastante e a previsão de público é de 40 mil pessoas.

Em Laranjeiras, zona sul, sai o Gigantes da Lira, que inicialmente era um bloco para os pais levarem seus filhos. Por conta de ser uma opção menos cheia que os outros blocos, passou a ser frequentado por jovens sem filhos. A previsão é de 6.000 foliões.

O terceiro bloco é o Fogo & Paixão, que desfilará pelo segundo ano consecutivo no Largo de São Francisco, no centro da cidade. O bloco nasceu há um ano e já caiu no gosto do foliões, que vão bastante fantasiados. Uma banda toca músicas bregas e no passado estourou por conta da morte recente do cantor Wando. A estimativa de público é de 2.000 pessoas.

O Chora Me Liga, sai às 11h, na avenida Atlântica, em Copacabana. O bloco de música sertaneja começou no Leblon e teve que mudar de endereço devido ao sucesso de público. Dez mil pessoas devem comparecer.

Às 14h saem dois blocos bastante populares. O Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, sairá pela segunda vez no Pré-Carnaval. Ele desfilará na avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio. Geralmente toca todos os tipos de música e atrai uma multidão. São esperadas 250 mil pessoas.

O outro bloco é na zona norte. O Timoneiros da Viola desfila no Parque de Madureira, em Madureira. O bloco é uma homenagem ao compositor Paulinho da Viola e a bateria é composta por integrantes da escola de Samba Portela. Ele estreou no ano passado e já é bastante reconhecido.


Endereço da página:

Links no texto: