Folha de S. Paulo


Secretarias fecham 49 espaços culturais sem alvará no Rio

Ao menos 49 espaços culturais municipais e estaduais do Rio de Janeiro foram interditados pelo Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (1), por falta de alvará.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Formandos de Santa Maria deixam flores na boate da tragédia
Justiça prorroga prisão de envolvidos no incêndio da boate Kiss
Veja falhas apuradas na Kiss após incêndio no RS

Segundo as secretarias municipal e estadual de Cultura, os espetáculos agendados foram cancelados por tempo indeterminado.

Teatros, casas de show, bibliotecas e museus que funcionavam sem a autorização dos bombeiros foram fechados porque não garantem a segurança do público, segundo as secretarias.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, afirmou que eles só devem abrir após se adequarem às regras de segurança.

Divulgação
Modelo de placa que precisará ser instalada em estabelecimentos
Modelo de placa que precisará ser instalada

PLACA

De acordo com o coronel, uma nova resolução estadual determina que os locais de reunião pública afixem na entrada do estabelecimento uma placa que define a lotação máxima permitida. Ele diz que essa medida passa a valer a partir desta sexta-feira.

"O objetivo é fazer com que as pessoas denunciem em caso de superlotação", afirmou o coronel.

A nova resolução diz ainda que na lotação de 200 pessoas, os estabelecimentos são obrigados a ter uma entrada e outra saída.

"Essa saída deve ter no mínimo dois metros de largura. Até mesmo as casas antigas terão que se adequar", afirma.

Entre os centros culturais interditados estão os teatros Carlos Gomes, Gonzaguinha, do Joquey, Baden Powell e outros. Os museus Carmen Miranda, da Imagem e do Som e Casa França-Brasil também estão fechados.

Em nota, a Secretária de Estado de Cultura e a Defesa Civil afirmam que "a melhor solução é fechar ao público, a partir de hoje (ontem), todos os espaços culturais em situação irregular junto ao Corpo de Bombeiros".

"Depois disso, vão avaliar caso a caso e tomar as providências necessárias. As atividades serão retomadas o mais rápido possível", diz.

Os valores dos ingressos para espetáculos agendados para o fim de semana - adquiridos através da internet ou postos de vendas - serão reembolsados pela empresa responsável Ingresso.com

Os ingressos adquiridos nas bilheterias serão devolvidos no próprio local, das 10h às 16h, a partir da próxima segunda-feira (4).


Endereço da página:

Links no texto: