Folha de S. Paulo


Bombeiros interditam 127 estabelecimentos irregulares no Rio

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (1) que 127 estabelecimentos foram interditados por falta de segurança. Outros 52 foram multados e 20 notificados.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Espuma de boate Kiss foi 'causa das mortes', diz delegado
Ex-funcionária da Kiss diz que extintores sumiram após reforma
Cliente diz que Kiss não tinha extintores; polícia analisa fotos

Entre os problemas encontrados, segundo os Bombeiros, estão a falta de sinalização e de iluminação de emergência. A obstrução de via de escape e a falta de manutenção de equipamentos também foram apontadas como falhas. Apenas dez dos 209 estabelecimentos verificados estavam regulares.

"Eu diria que esse é um retrato da falta de cultura de prevenção", disse o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões.

Depois do incêndio em Santa Maria (RS), ocorrido no último domingo (27), o Ministério Público recebeu, até anteontem (31), ao menos 11 denúncias de casas noturnas irregulares no Estado do Rio. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

De acordo com a assessoria dos bombeiros, cerca de 200 homens realizam, desde segunda-feira, trabalhos de prevenção em casas de show no Estado. A intenção é aumentar esse número para 500.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, está sendo feito um curso de nivelamento para qualificar mais militares. O curso para aumentar o efetivo de prevenção deve durar cerca de 15 dias.


Endereço da página:

Links no texto: