Folha de S. Paulo


Morre jovem internado em Porto Alegre; incêndio em boate deixou 236 mortos

O estudante Matheus Rafael Raschen, 20, ferido durante o incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS), morreu na noite dessa quinta-feira (31) no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Com essa nova morte, subiu para 236 o total de vítimas da tragédia.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Veja falhas apuradas na Kiss após incêndio no RS
Engenheiros do Crea fazem vistoria na boate Kiss
Jovens relatam como enfrentaram a fumaça tóxica

Estudante de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria, Matheus estava internado em estado grave após ter inalado muita fumaça durante o incêndio.

O jovem jogava basquete e chegou a fazer parte das seleções de base gaúcha e nacional.

Reprodução/Facebook
Matheus Rafael Raschen, 236ª vítima do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)
O estudante Matheus Rafael Raschen, 236ª vítima do incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS)

INTERNADOS

No total, segundo o Ministério da Saúde, ainda há 86 pessoas em UTIs, sendo 29 em Santa Maria e 56 m Porto Alegre e região metropolitana. Desses pacientes internados em UTIs, 11 já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica.

Ao todo, foram atendidos 568 pacientes nos hospitais do Estado vítimas do incêndio na boate Kiss.

INCÊNDIO

O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários.

O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.

Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.

Editoria de Arte/Folhapress

A grande maioria das vítimas do incêndio na festa, promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), morreu asfixiada. Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.

A cidade de Santa Maria abriga alunos de faculdades particulares e da UFSM, muitos de outros Estados. Entre os mortos, estão 113 estudantes da UFSM.

Até a tarde de ontem, quatro pessoas haviam sido presas --dois donos da casa noturna e dois integrantes da banda. O delegado Sandro Meiner afirmou que "as prisões são para possibilitar as investigações dos fatos em todas as suas nuances."

A direção da boate Kiss divulgou nota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".


Endereço da página:

Links no texto: