Folha de S. Paulo


Nº de internados diminui após incêndio; 76 respiram com aparelhos

O estado de saúde da maior parte dos 138 pacientes internados devido à tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrida no último domingo (27), permanece estável ou com leves sinais de melhora.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Veja falhas apuradas na Kiss após incêndio no RS
Engenheiros do Crea fazem vistoria na boate Kiss
Jovens relatam como enfrentaram a fumaça tóxica

A informação foi divulgada pelas autoridades de saúde na manhã desta quinta-feira, em balanço atualizado do número de atendimentos realizados até agora. Desde ontem, o número de internados reduziu em quatro pessoas.

Os 138 pacientes estão em hospitais de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Caxias do Sul e Ijuí.

No total, ainda há 87 pessoas em UTIs, sendo 29 em Santa Maria e 57 em Porto Alegre e região metropolitana. Desses pacientes internados em UTIs, 11 já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica.

Ao todo, foram atendidos 568 pacientes vítimas do incêndio nos hospitais do Estado.

A entrevista coletiva contou com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde, da Prefeitura de Porto Alegre e de hospitais envolvidos no atendimento aos feridos no incêndio da boate Kiss.

De acordo com os médicos, de quarta para quinta-feira, três pacientes deixaram a UTI e foram para o quarto no Hospital Mãe de Deus e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

É o caso do estudante Guilherme Ferreira da Luz, 25, um dos jovens que aparece derrubando a parede da boate com uma marreta. Internado no Hospital de Clínicas, ele foi transferido para o quarto ontem.

"Estamos acompanhando a situação das UTIs e vendo que há uma melhora em relação aos pacientes. Temos ainda casos muito sérios, mas há um progresso positivo", destacou o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Todos os pacientes internados em UTI são considerados em estado crítico e com risco de morte, mas a avaliação é de que a maior parte vem apresentando um quadro de saúde estável.

Segundo o diretor superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e representante do Ministério da Saúde, Carlos Eduardo Nery Paes, na terça-feira (29), 95% dos pacientes havia apresentado ligeira melhora ou quadro estável. "De ontem para hoje a situação é similar", destacou.

"Evidentemente que é preciso manter o alerta e o acompanhamento, mas nossa expectativa é de um desfecho positivo", afirmou o médico.

Os médicos destacaram a agilidade na transferência de 56 feridos de Santa Maria para Porto Alegre num espaço de dois dias, com o trabalho da Força Aérea Brasileira, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e dos hospitais públicos e privados.

Até a tarde de hoje, uma das pessoas que estava internada morreu. Trata-se de Gustavo Marques Gonçalves, 21, que sofreu queimaduras graves e teve morte cerebral na terça-feira.

BOLETIM DA SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE

NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

- Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre: 4 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica);
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: 10 pacientes no total --1 em enfermaria e 9 em UTI (destes, 8 ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre: 7 pacientes em UTI no total (todos com ventilação mecânica);
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre: 18 pacientes no total --2 em enfermaria e 16 em UTI (destes, 14 com ventilação mecânica e 02 sem);
- Hospital Conceição de Porto Alegre: 8 pacientes em UTI no total (destes, 7 com ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre: 4 pacientes em UTI no total (destes 1 com ventilação mecânica e 3 sem);
- Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre: 6 pacientes em UTI no total (destes 5 com ventilação mecânica e 1 sem);
- Hospital Universitário da Ulbra de Canoas: 3 pacientes em UTI no total (2 com ventilação mecânica e 1 sem).

Total Região Metropolitana: 60 pacientes no total --3 em enfermaria e 57 em UTI (destes, 48 com ventilação mecânica e 9 sem).

EM SANTA MARIA

- Pacientes em UTI: 29 (27 com ventilação mecânica e 02 sem).
Esses pacientes estão distribuídos no Hospital de Caridade (22, sendo um sem ventilação mecânica), Hospital Universitário (3, sendo um sem ventilação mecânica) e Hospital São Francisco (4, todos com ventilação mecânica).

- Pacientes em enfermarias ou em observação: 47
Esses pacientes estão distribuídos entre os hospitais e pronto atendimentos da cidade.

Total de Santa Maria: 76 pacientes --47 em enfermarias ou em observação e 29 em UTI (destes, 27 com ventilação mecânica e 02 sem).

EM OUTRAS CIDADES

- Hospital de Ijuí: 1 paciente em enfermaria (recebeu alta da UTI na quarta-feira);
- Hospital da Unimed de Caxias do Sul: 1 paciente na UTI com ventilação mecânica.

Total Geral do Estado: 138 pacientes internados --51 em enfermarias ou em observação e 87 em UTI (destes, 76 com respiração por ventilação mecânica e 11 sem).


Endereço da página:

Links no texto: