Folha de S. Paulo


Paulistanos aproveitam feriado para conhecer melhor a cidade

"No fim, a gente mora aqui e nem conhece a cidade." Foi assim que a publicitária Bruna Zunhiga, 26, se sentiu ontem, feriado, aniversário de 459 anos de São Paulo.

Bruna aproveitou o dia de folga e aguardava numa fila para subir ao topo do edifício Banespa, na região central. A espera para ver São Paulo de cima passava de uma hora.

Descubra curiosidades sobre a cidade de SP
Qual a sua recordação sobre a cidade de São Paulo?
Quiz: O que você sabe sobre São Paulo?
Biblioteca na zona oeste de SP abriga 12 mil títulos húngaros
Masp tem sala que esconde tesouro com 8.000 peças

Ali perto, no Pateo do Collegio, a fila para fazer um tour de trólebus por pontos históricos da cidade dava voltas pelo local e se estendia até dois quarteirões depois. A espera era de até duas horas.

Leila Coelho, 41, levou a filha Raynara, de nove anos, para ver o museu do Pateo. "Eu também nunca tinha vindo e achei uma boa ideia virmos no aniversário da cidade. Depois vamos ao museu da Marquesa de Santos, ali."

O motorista de ônibus Paulo Dias, 49, também enfrentou a fila para o passeio de trólebus. "Trabalho muito, então preciso tirar um dia para conhecer melhor minha cidade", afirmou.

Enquanto esperava, pôde ver o desfile de lambretas antigas que partiu de lá em um tour pela cidade. Morador da zona leste, ele também estava ansioso para conhecer o Museu do Ipiranga.

O arquiteto André Xavier e sua mulher, a psicóloga Regiane, viram a fila quilométrica para o passeio de trólebus e decidiram fazer um passeio a pé pelo centro.

"É a nossa primeira vez no 'Banespão'. Temos que aproveitar São Paulo. Vários amigos nossos nasceram aqui e conhecem a cidade menos que nós", disse André, que mora há três anos na capital.

BIKE TOUR

O aniversário de São Paulo foi também foi comemorado por ciclistas. Pelo quinto ano consecutivo, o World Bike Tour, reúne milhares de pessoas. Ontem, 8.000 ciclistas participaram do evento.

O passeio começou na ponte Octavio Frias de Oliveira, na zona sul de São Paulo, e passou por vias importantes da cidade, como a marginal Pinheiros.

No parque Ibirapuera, o dia também foi agitado, com milhares de pessoas aproveitando o dia ao ar livre.


Endereço da página:

Links no texto: