Folha de S. Paulo


Rio instala códigos para celular em calçada da praia do Arpoador

Os turistas e cariocas ganharam uma nova maneira de saber mais sobre alguns pontos da cidade do Rio. Foi inaugurado hoje na praia do Arpoador, no Rio, o primeiro QR Code (barras para serem lidas por smartphones) confeccionado em pedras portuguesas no Brasil.

A iniciativa, chamada de QRio, permitirá que qualquer pessoa, ao colocar um celular smartphone, iPhone ou tablet sobre as barras de código instaladas em alguns pontos turísticos, receba informações importantes sobre o lugar. No momento em que o celular lê o código, o aplicativo o direciona para a página de informações sobre o local.

Danilo Verpa/Folhapress
O QR Code da praia do Arpoador foi confeccionado em pedras portuguesas para passar informações
O QR Code da praia do Arpoador foi confeccionado em pedras portuguesas para passar informações

Para isso, é necessário que a pessoa possua o aplicativo no celular que faz o reconhecimento do QR Code, baixado gratuitamente pela internet. A confecção dos códigos em pisos de pedras portuguesas e manutenção ficará a cargo dos calceteiros da prefeitura do Rio.

O projeto será instalado em 30 pontos turísticos e monumentos da cidade até o fim do ano.

Até março, Pedra do Leme, praia de São Conrado (próximo ao clube do vôo livre), mirante do Leblon e praia do Pepê, na Barra da Tijuca, também terão os mosaicos.


Endereço da página: