Folha de S. Paulo


Haddad diz que novos corredores de ônibus também terão ciclovias

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), prometeu ontem instalar ciclovias em todos os corredores de ônibus que forem construídos na cidade.

Haddad falou sobre o assunto em entrevista para a Super Rádio Tupi, ontem. O prefeito foi questionado sobre a possibilidade de construção de uma ciclovia na Radial Leste.

"Na Radial tem projeto de corredor [de ônibus]. Todo projeto de corredor que for feito terá também projeto de ciclovia", disse o prefeito.

Em seu programa de governo, Haddad prometeu construir 150 km de corredores de ônibus. Entre eles os das avenidas Celso Garcia, Ragueb Chohfi, Radial Leste,
Aricanduva e Jacu Pêssego, todos na zona leste.

Ele não se comprometeu com uma meta de ciclovias a serem feitas em seu mandato. A promessa é apenas de criar "uma rede de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais".

Adriano Vizoni - 27.fev.10/Folhapress
Ciclovia Rio Pinheiros, que tem maior fluxo no trecho entre a região da Berrini e a Cidade Universitária
Ciclovia Rio Pinheiros, que tem maior fluxo no trecho entre a região da Berrini e a Cidade Universitária

PARCERIAS

A prefeitura já tem um pacote de 68 km de obras de corredores em licitação --aberta desde o ano passado.

Haddad já recebeu do secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, o plano para os demais 82 km, que seriam licitados em 2013. As obras demorariam de dois a três anos.

A prefeitura vai tentar recursos no governo federal para as obras dos corredores. O que não vier da União será feito em sistema de PPP (parceria público-privada), modelo adotado no Rio para obras de transportes.

Haddad acredita que o corredor da Celso Garcia é o mais viável para ser feito em PPP.

ÔNIBUS

A prefeitura iniciou ontem o processo de licitação do novo modelo de transporte coletivo. Até o meio do ano será preciso concluir a concorrência para a substituição das empresas de ônibus e cooperativas de perueiros.

O primeiro passo foi o agendamento para os dias 1º e 4 de fevereiro de duas audiências públicas sobre o assunto. Depois, será feito um edital, que ficará em consulta pública para recebimento de sugestões antes de abrir a licitação para a disputa entre as empresas. (EVANDRO SPINELLI)


Endereço da página: