Folha de S. Paulo


Em 2011, chuva deixou mais de 900 mortos na região serrana do Rio

As chuvas voltaram a castigar parte do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira e já causaram a morte de uma pessoa, além de três feridas. Outros estragos provocados pelas chuvas já foram registrados nos últimos anos. Em 2011, o número de mortos chegou a 905 na região serrana.

Envie seu relato ou imagem da chuva no Rio
Cabral aparecerá em helicóptero e nada resolverá, diz leitor
Hospital é parcialmente interditado após chuvas em Angra dos Reis
Morador da região, Zeca Pagodinho ajuda afetados por chuva no RJ
Chuvas causam quedas de barreira e bloqueios em rodovias do Rio
Morador relata estragos após chuvas em Duque de Caxias (RJ)

A cidade com mais vítimas na ocasião foi Nova Friburgo, com 426 mortos. Em seguida estavam Teresópolis (381), Petrópolis (71), Sumidouro (21), São José do Vale do Rio Preto (4) e Bom Jardim (1).

As avalanches que atingiram a região na época chegaram a 180 km/h. Cada massa de terra que se descolava do morro despencava 1 km em 20 segundos, de acordo com dados do relatório elaborado pelo Serviço Geológico do Estado do Rio.

O relatório aponta como causas a própria geologia da região, a ocupação irregular do solo (encostas e áreas de várzea) e as chuvas de grande intensidade concentradas em períodos de 15 minutos.

No ano de 2010, as chuvas também registrava mais 53 mortes em decorrência das chuvas em Angra dos Reis. Os deslizamentos de terra ocorridos no primeiro dia do ano mataram 21 pessoas no morro da Carioca, no centro, e 32 na praia do Bananal, na Ilha Grande.

Segundo o decreto de calamidade homologado na ocasião, 87 bairros, dos 118 de Angra, foram afetados por deslizamentos, enxurradas ou inundações.

Osvaldo Praddo/Ag. O Dia
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram

2013

As chuvas que começaram ontem (2) à noite causaram estragos em cidades da Baixada Fluminense, da região serrana e do sul do Estado. O local mais afetado foi Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde uma pessoa morreu no distrito de Xerém e três rios transbordaram, provocando o alagamento de diversos bairros.

Em Petrópolis e Teresópolis, as sirenes de alerta foram acionadas ainda na madrugada e alertaram a população. Houve o transbordamento de rio e registro de escorregamento de barreiras. Já em Mangaratiba, moradores da região de Conceição de Jacareí precisaram ser removidos.

Em Angra dos Reis, oito casas desabaram e deixaram 32 pessoas desalojadas. Apenas em Mabucaba, o número de desalojados já chega a cem, sendo que três ficaram feridas. Não foi divulgado, no entanto, o estado de saúde delas.

Reprodução/Globo News
Região de Xérem, em Duque de Caxias, fica alagado após chuva; 1 pessoa morreu e 3 feridas no Estado
Região de Xérem, em Duque de Caxias, fica alagado após chuva; 1 pessoa morreu e 3 ficaram feridas no Estado

Endereço da página:

Links no texto: