Folha de S. Paulo


Morre o chef Gualtiero Marchesi, fundador da 'nova cozinha italiana'

Great Italian Chefs
Gualtiero Marchesi, chef italiano, considerado o fundador da moderna culinária italiana. Credito: Great Italian Chefs DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM
O chef italiano Gualtiero Marchesi

O celebrado chef Gualtiero Marchesi, considerado o fundador da "nova cozinha italiana", que preserva sabores dos ingredientes, é mais leve e inventiva em sua apresentação, morreu nesta terça-feira (26), aos 87 anos, em Milão, sua cidade natal.

Gualtiero Marchesi administrava o restaurante "Il Marchesino", ao lado do Teatro alla Scala, centro de Milão.

Filho de donos de restaurante, estudou na Suíça e na França antes de abrir, em 1977, um restaurante na cidade ao norte do país —um ano depois, já recebeu sua primeira estrela "Michelin". Em 1985, a casa se tornou a primeira italiana a obter três estrelas da publicação.

Em seguida, abriu vários restaurantes e cafés na Itália, França, Japão em em navios de cruzeiro. Também organizava cursos de cozinha.

Em 2008, criticou publicamente o sistema de pontuação do guia e renunciou às duas estrelas que tinha na ocasião, afirmando que queria apenas um comentário sobre seu trabalho, e não pontos.

Marchesi fundou, em 2006, a Scuola Internazionale di Cucina Italiana (Alma), com sede em Parma. Esteve à frente da instituição até outubro deste ano.


Endereço da página: