Folha de S. Paulo


Chefs ensinam a preparar doces e receita mineira no Festival Fartura

No final da tarde, um perfume de baunilha e chocolate tomou conta do entorno do Espaço Interativo, próximo à entrada do festival Fartura, no Jockey Club. O cheiro escapava dos fornos recheados com os cookies preparados pelos participantes da aula comandada pelo confeiteiro Lucas Corazza.

A receita dos biscoitinhos tipicamente americanos foi escolhida por Corazza para apresentar três tipos de chocolate de origem brasileira - ele usou versões branca, ao leite e meio amarga com 63% de cacau. Na mais disputada entre as atividades do local, havia gente em pé dentro e fora do espaço. Elanis Moraes, de Florianópolis, era a primeira da fila e aguardou mais de duas horas para conseguir lugar em uma das bancadas.

Iniciada às 17h, a aula encerrou a programação no espaço em que os visitantes assumiam as panelas para preparar receitas sob a orientação de chefs. Corazza foi antecedido por Deocleciano Brito, do Acre, que também trouxe uma receita açucarada: quindim de açaí elaborado com a polpa do frutinho trazida do Acre, mais farinha e óleo de castanha-do-pará.

De Belo Horizonte (MG), a chef Naiara Faria abriu os trabalhos deste domingo no Espaço Interativo com uma receita que apresentava ingredientes regionais. Em sua aula, os visitantes prepararam e degustaram medalhão suíno com farofa de castanha-do-pará, polenta cremosa e verduras mineiras. "Escolhi trazer esse prato porque Minas é o Estado brasileiro que mais consome porco", explicou.


Endereço da página:

Links no texto: