Folha de S. Paulo


Alex Atala e Yoshihiro Narisawa fazem jantar a quatro mãos em Tóquio

Franck Robichon - 8.fev.2016/Efe
FRA03 TOKIO (JAPÓN) 08/02/2016.- El chef brasileño Alex Atala (dcha) y el cocinero nipón Yoshihiro Narisawa posan en la cocina del restaurante Narisawa en Tokio (Japón) hoy, 8 de febrero de 2016. Ambos chefs cocinarán juntos por una cena para celebrar el 120º aniversario del inicio de relaciones diplomáticas entre ambos países. EFE/Franck Robichon ORG XMIT: FRA03
Os chefs Alex Atala e Yoshihiro Narisawa na cozinha do restaurante Narisawa, em Tóquio

Os estrelados chefs Yoshihiro Narisawa e Alex Atala prepararam um jantar a quatro mãos na capital japonesa, e realizaram o sonho de estabelecer um diálogo gastronômico entre Brasil e Japão.

O evento culinário, que reuniu os importantes chefs (que compartilham sua obsessão pelo produto local e pela sustentabilidade), aconteceu nesta segunda-feira (8), na residência do embaixador do Brasil em Tóquio, como parte das comemorações dos 120 anos de relações entre os países.

"É a primeira vez que cozinhamos juntos, preparando um menu em comum. Tínhamos feito coisas com mais cozinheiros em vários lugares do mundo, mas é a primeira vez que fazemos um jantar a quatro mãos", contou Atala à Agência Efe durante os preparativos.

Dono do D.O.M., restaurante de São Paulo considerado o nono melhor do mundo no 50 Best, lista elaborada especialistas em gastronomia para a revista britânica "Restaurant", Atala conhece bem o Japão, onde já esteve em sete ocasiões, e confessa que é um apaixonado pela cozinha e os produtos do país.

"Trouxe algumas coisas do Brasil, mas é um luxo utilizar os ingredientes daqui", disse o chef de 47 anos, conhecido por sua cozinha contemporânea com ingredientes da região amazônica.

A ideia da parceria foi do fotógrafo gastronômico brasileiro Sérgio Coimbra, e a embaixada do Brasil no Japão conseguiu viabilizar o que os chefs diziam ser "um sonho".

"É uma boa oportunidade para aproximar a cultura culinária do Brasil ao Japão, onde ainda não é bem conhecida. Estou aproveitando muito, é um luxo ver como Alex utiliza os ingredientes japoneses", afirmou Narisawa, de 46 anos, que fez as vezes de anfitrião e passou dias guiando o brasileiro por seus cantos gastronômicos favoritos.

O japonês, dono do restaurante Les Créations de Narisawa, em Tóquio, que tem duas estrelas "Michelin" e ocupa o oitavo posto na lista dos 50 melhores restaurante do mundo da revista "Restaurant", lembra que os dois países têm uma conexão muito forte graças ao enorme fluxo migratório.

"São dois países que estão muito longe. Quando é de dia no Brasil, aqui é de noite, mas há algo que nos une: o uso do produto local", disse Atala.

Para esta ocasião, os dois cozinheiros decidiram esquecer um pouco seu lado mais vanguardista e experimental e apostaram em um menu mais clássico, servido para cem pessoas, com um total de oito pratos que representam a cozinha dos dois países: dourado assado com escamas, ceviche e tartare de carne pelo lado brasileiro, e sushi, tofu de sésamo e flã de leite de baiacu pela parte japonesa.

"Trabalhamos e cozinhamos com muita liberdade. Talvez o principal desafio tenha sido a diferença fundamental entre a cozinha brasileira e a japonesa, a quantidade de sal. Aí tivemos que buscar um ponto em comum e uma convergência", explicou Atala.

O evento gastronômico é parte da celebração dos 120 anos das relações bilaterais entre Japão e Brasil, que a embaixada do Brasil em Tóquio lembra com um amplo programa de eventos culturais desde abril de 2015 promovendo mostras de artes visuais, arquitetura, música, gastronomia, teatro e cinema.


Endereço da página: