Folha de S. Paulo


Itália apreende € 13 mi de azeite 'made in Italy', mas feito em outros países

Marcelo del Pozo-21.set.2012/Reuters
Garrafas de azeite são alinhadas em uma fábrica, em Dos Hermanas (Espanha). *** ORG XMIT: MDP12 Bottles of olive oil are lined in a factory in Dos Hermanas, near the Andalusian capital of Seville September 21, 2012. Analysts and producers say the harvest in the world's largest olive oil producing country could well be half or less of what it was last year thanks to a harsh winter and drought that has shrivelled production, that has caused prices to spike, with consumers expected to pay more for the 'green gold' in coming months as supermarkets jack up prices. Picture taken September 21, 2012. REUTERS/Marcelo del Pozo (SPAIN - Tags: ENVIRONMENT BUSINESS SOCIETY FOOD)
Garrafas de azeite são alinhadas em fábrica

O órgão de fiscalização do Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais da Itália realizou, nesta quarta-feira (3), uma operação de busca e apreensão em estabelecimentos que vendem lotes de azeite italiano falsificado.

Chamada de Mamma Mia, a ação foi coordenada pela Procuradoria da República da cidade de Trani e pela Guarda de Finanças do país e desbaratou um esquema de fraudes nas regiões da Puglia, da Calábria e da Úmbria.

Ao todo, o ministério confiscou mais de 2.000 toneladas de azeite de oliva extravirgem identificado como "100% italiano", mas produzido na Espanha e na Grécia. O valor da apreensão chega a € 13 milhões.

Segundo os investigadores, empresas fantasmas sediadas na Puglia e na Calábria emitiam documentos falsos para comprovar a origem italiana do óleo, que chegava aos engarrafadores como "Made in Italy". Aparentemente, estes últimos não sabiam do esquema.

Oito pessoas estão sendo investigadas por fraude agroalimentar e crimes fiscais.

"A operação confirma o nosso alerta sobre a multiplicação de fraudes, com azeites importados que são frequentemente misturados aos nacionais, sob a cobertura de marcas históricas, para adquirir uma aparência italiana e desfrutar disso nos mercados locais e estrangeiros", diz uma nota da Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos.


Endereço da página:

Links no texto: