Folha de S. Paulo


Em canal no YouTube, casal transmite receitas em língua de sinais

Vídeo

Felipe Dable, 35, aprendeu a cozinhar em casa com os pais em Porto Alegre. Ele é filho de uma chef francesa de cozinha. Débora Dable, 33, é intérprete e professora de Libras. Com uma irmã mais velha surda, ela aprendeu a língua brasileira de sinais antes mesmo de ser alfabetizada em português.

Em novembro do ano passado, o casal, que se conheceu na faculdade e hoje vive em Curitiba, juntou suas habilidades na cozinha e na comunicação para lançar um canal no YouTube, no qual ensinam receitas vegetarianas em português e em Libras.

Os dois começaram a postar receitas na internet em 2014, quando criaram o blog Chef Cenoura –que, mais tarde, emprestou o nome para o canal e não tinha nada a ver com Libras. "A gente não queria cair em uma rotina gastronômica, então fizemos o blog para nos obrigar a fazer um prato novo a cada semana", contou Débora, também vegetariana.

Mais tarde um amigo, Lucas Costa, 26, que viria a se tornar o terceiro membro do canal, sugeriu que eles filmassem e colocassem as receitas no YouTube. A ideia só se tornou realidade depois que Débora pensou em adicionar a língua de sinais à mesa.

"Além de conversar com a minha irmã, fiz uma pesquisa internacional e só encontrei um outro canal na Índia que transmitia receitas em língua de sinais. Vi que era algo que precisava ser feito, porque ninguém estava fazendo", contou ela, que diz ter sido motivada principalmente pelo lado social do projeto.

Da parceria com Costa, que dirige e edita os vídeos, nasceu o canal. Por enquanto são 11 vídeos –um novo é postado toda semana– e mais de 2.000 inscritos. Há receitas de risoto, brusqueta, batatas e massas, e, enquanto Felipe fala em português, Débora transmite tudo em língua de sinais.

"A Libras tem vários sinais para alimentos e dá para traduzir praticamente tudo. É raro ter algum sinal que eu não conheça", diz ela. Mas já aconteceu. No preparo de um hambúrguer vegetariano feito com grão-de-bico, ela não conseguiu encontrar um sinal para o ingrediente principal. A solução? Inventar na hora.

Divulgação
Lucas Costa (esq.) e o casal Felipe e Débora Dable, do canal Chef Cenoura, que transmite receitas em Libras
Lucas Costa (esq.) e Felipe e Débora Dable, do canal Chef Cenoura, que transmite receitas em Libras

LIBRAS

Para ela, traduzir para Libras é tão automático quanto falar português. Antes de nascer, seus pais foram instruídos por um fonoaudiólogo a aprender a língua de sinais para poderem se comunicar melhor com a filha mais velha, que ficou surda quando bebê.

Quando Débora nasceu, um ano e nove meses depois da irmã, todos na família usavam sinais para se comunicar. "Isso é uma das coisas que mais gosto no canal, poder mostrar um pouco da minha história e como a minha família sempre usou Libras sem esforço nenhum", diz.

Ela conta que já teve retorno positivo de surdos e ouvintes (como são chamadas pessoas que não são surdas), inclusive de um casal que tem usado o canal para estudar novos sinais para poder se comunicar com sua filha surda de dois anos.

CENOURA

O nome do canal e do blog foi dado em homenagem ao apelido de Felipe, que ao se tornar vegetariano passou a ser chamado de "cenoura" pelo pai, como uma brincadeira (afinal, onde já se viu um gaúcho vegetariano? brinca Débora).

Por enquanto, o projeto é um "trabalho voluntário" para os três integrantes, diz ela. Eles ainda não tiveram retorno financeiro, apesar de já terem fechado algumas parcerias com marcas que mandam produtos.

Mesmo assim, os três se comprometeram a manter a empreitada por pelo menos um ano. "Com uma receita por semana, teremos quase um livro de receitas filmado. Acredito que é um registro que pode ser útil para um surdo em algum momento da vida", diz Débora.


Endereço da página: