Folha de S. Paulo


Fui muito perseguida na web, conta a 'dona' do bolo na garrafa de Coca-Cola

Como fazer bolo de chocolate na garrafa

Jane Maria Loures sonhava em escrever um livro de receitas. Queria compartilhar com outras pessoas as delícias simples que aprendeu a preparar com a mãe e a avó em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, onde ela sempre morou.

Cozinheira há 53 anos, ela nunca conseguiu ter uma obra publicada, mas a vontade de ensinar receitas persistia. Um filho, então, a inscreveu no YouTube e a convenceu a montar um canal. Desde 2013, ela usa o site para ensinar como fazer brigadeirão no forno, empadão de frango, pudim de pão, coxinha, estrogonofe de carne e, em sua produção mais polêmica, que vem intrigando a internet nesta semana, um bolo prestígio feito dentro de uma garrafa de Coca-Cola.

No filme, a aposentada, que prefere não revelar a idade, ensina a cortar o recipiente pet, revesti-lo internamente com chocolate ("aquele mesmo do ovo de Páscoa"), depois cobrir uma camada de creme de coco e em seguida adicionar o bolo, assado previamente.

Depois um tempo de geladeira, o invólucro de plástico é retirado com a ajuda de uma tesoura e pronto. Tem-se um bolo gelado com formato de garrafa.

Reprodução/Youtube
Jane Loures explica como preparar o bolo de prestígio na garrafa de Coca-Cola
Jane Loures explica como preparar o bolo de prestígio na garrafa de Coca-Cola

"Agora nos Estados Unidos estão usando nas festas de fim de ano, está sendo moda, algo mais decorativo, mas eu vi gente fazendo só com a metade da garrafa. Aí eu quis fazer ele inteiro", contou a mineira, por telefone, à Folha.

O passo a passo da delícia calórica já teve mais de 630 mil visualizações no site.

No total, o canal da mineira tem 266 mil inscritos e mais de 34 milhões de acessos, cifras nada desprezíveis para uma produção absolutamente caseira: ela escolhe as receitas, reúne os ingredientes de casa ou compra no supermercado e depois é filmada pelo filho. "Ele é meu maior incentivador. Sabe que a minha paixão é compartilhar receitas", conta ela.

Questionada se vê a si mesma como uma "Palmirinha da internet", diz que não. "Estou muito longe de ser como ela. Eu não me comparo, e meus ídolos culinários são mesmo minha mãe e minha avó."

O TERROR DOS COMENTÁRIOS

O sucesso, entretanto, também tem seu preço. Sem muita vivência com a internet e a recorrente agressividade das redes sociais, ela também teve de aprender a lidar com as críticas.

"Fui muito perseguida pelo meu sotaque, porque eu falo 'fugão', 'tumate'. Tem gente que diz que tem dó das minhas panelas. Elas são simples, do dia a dia, não são novas", afirma. "No Facebook, no princípio, tinha muita gente debochando. Tem muita gente ruim."

Ela conta que, uma vez, um chef postou um comentário em um vídeo caçoando por ela ter quebrado o macarrão antes de colocá-lo na panela –o homem chamou aquilo de "sacrilégio", conta Jane. "Mas as minhas dicas são para a dona de casa, e a maioria não tem panela de macarrão, grande, então tem que quebrar mesmo."

Hoje, ela não se importa. Sente que presta um serviço importante –o foco do canal são pessoas que não entendem muito de cozinha, mas, por algum motivo, como ter saído da casa dos pais, precisam se virar na cozinha. Ela já livrou muita gente de sobreviver a base de miojo.

"Tem gente que comenta: 'Agora, vendo o seu canal, meu casamento melhorou, o maridão está gostando da comida. Fico satisfeita, dá uma sensação de ser útil."

CONTATO

Às vezes, ela fica até de madrugada aprovando comentários e recolhendo pedidos de receitas: tem gente que pede dicas para o almoço de domingo, para uma data especial, para surpreender o amado. "Amo os seguidores."

Uma das receitas das quais mais se orgulha é de um pastel feito com pão de forma: abre-se a massa com uma garrafa ou um rolo, depois acrescenta-se o recheio desejado. Pode ser assado ou frito. "Se você não falar que é de pão, vão dizer que é de massa mesmo", gaba-se.

Pastel de forma

Na era dos youtubers milionários, Jane ainda engatinha no quesito faturamento: diz que o dinheiro que ganha com publicidade nos vídeos é suficiente para, no máximo, bancar os custos de produção –está em busca de parcerias.

Ela não parece se importar muito. "É por amor, não é por dinheiro. Sou muito simples e gosto do jeito que sou. Gosto de cozinhar mesmo."


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