Folha de S. Paulo


'Michelin' premia número recorde de restaurantes em Nova York

Sergio Coimbra/Divulgação
Esturjão defumado do Eleven Madison Park, de Nova York
Esturjão defumado do Eleven Madison Park, de Nova York

Um número recorde de 76 restaurantes de Nova York amealharam as cobiçadas estrelas "Michelin", liderados por diversos aclamados restaurantes japoneses e lugares da mora fora de Manhattan, consolidando a reputação da "Big Apple" como um destino gourmet global.

Na 11a edição de seu guia de restaurantes de Nova York, lançada na semana passada, a Michelin concedeu estrelas a três restaurantes a mais do que na edição anterior.

"O número impressionante de estilos de cozinha, um total de 61, encontrados em todas as cinco regiões, confirma a posição de Nova York como um dos destinos gastronômicos mais excitantes do mundo", disse Michael Ellis, diretor internacional dos guias "Michelin", em comunicado.

O "Michelin" deu três estrelas, sua máxima distinção, por "cozinhas excepcionais, que valem uma viagem especial", aos mesmos seis restaurantes da edição do ano passado: Eleven Madison Park, Jean-Georges, Le Bernardin, Masa e Per Se, todos em Manhattan, e o Chef's Table at Brooklyn Fare, no Brooklyn.

A próxima "linhagem" de restaurantes da cidade, aos quais foram concedidas duas estrelas, por suas "excelentes cozinhas, que valem um desvio", cresceu de nove para dez, com a adição do The Modern, parte do famoso MoMA, o museu de Arte Moderna.

Na categoria de uma estrela, destinada aos "restaurantes muito bons em sua categoria", o "Michelin" nomeou dez novidades. Isso levou o número de casas uma-estrela em Nova York a 60, duas a mais do que no ano passado.

Quatro desses estreantes oferecem comida japonesa, incluindo Cagen, Hirohisa e Tempura Matsui, por transformar o tempura em "uma forma de arte", enquanto o Sushi Yasuda recebeu a comenda por seus sushis "exemplares".

O último guia também exibiu o número crescente de restaurantes de qualidade fora da ilha de Manhattan. O Brooklyn é sede de mais dois restaurantes uma-estrela, com distinções ao vegetariano Semilla e ao The Finch, por sua abordagem da cozinha americana.

"A seleção deste ano confirma o dinamismo da cena culinária em todos os bairros, notadamente o Brooklyn e o Queens", disse Ellis.

Somtum Der, Gabriel Kreuther, Uncle Boons e Rebelle foram as outras novas casas laureadas com uma estrela.


Endereço da página: