Folha de S. Paulo


Reality shows e Instagram reforçam valor da ligação entre comida e design

"Você tem que olhar o prato como uma tela em branco. Você está pintando o prato e suas cores são o que você preparou", disse a chef Paola Carosella na eliminação de um participante na última edição do reality show "MasterChef".

As críticas que os jurados faziam ao aspecto visual das criações dos competidores e a influência de apps como o Instagram ajudam a chamar a atenção para um elemento central da gastronomia: a apresentação dos pratos.

É como diz a expressão "comer com os olhos": se você pensa em algo que tem vontade de comer, são grandes as chances de os ingredientes estarem dispostos, ainda que só na sua imaginação, de forma organizada -não só viçosos e suculentos, mas também bonitos e atraentes.

Esse aspecto é abordado na exposição "Tapas: Design Espanhol para a Gastronomia", em cartaz no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

A mostra aborda, por meio de utensílios, objetos e pratos, a interação entre o design e a gastronomia, que andam lado a lado.

"Costumo testar até quatro desenhos antes de bater o martelo na forma de servir um novo prato", conta a chef Renata Vanzetto, do Ema e do Marakuthai (e suas filiais).

Treino e dedicação são os primeiros passos para conseguir elaborar melhor a apresentação de um prato (veja abaixo algumas dicas). Mas criar repertório estético também é importante.

"Eu pesquiso sobre design e me interesso por arquitetura e outras artes visuais, que servem de estímulo", conta o chef Alberto Landgraf, do Epice.

"Brinco com meus funcionários que, se eles não assistirem a algo além de futebol, não vão conseguir montar um prato bonito."

Não à toa, a febre de compartilhar fotos de comida nas redes sociais fez com que ganhassem popularidade perfis dedicados só a imagens de pratos com apresentação contemporânea ou inusitada, que ajudam a popularizar referências; dois dos mais famosos no Instagram são o The Art of Plating (@theartofplating; 192 mil seguidores) e o Gastro Art (@gastroart; 185 mil seguidores).

Os chefs Gabriel Matteuzzi e Guilherme Vinha, do Tête-a-Tête, observam um aumento expressivo nos pedidos de pratos retratados por perfis na rede social."O impacto é muito rápido, as fotos que aparecem no Instagram têm muita força", comenta Vinha.

Além da disposição dos ingredientes, pesquisas visuais de louças e outros suportes para acomodar receitas podem incrementar.

"Quando o Alex Atala estava procurando pratos para servir receitas com formigas, lembramos que elas carregam folhas e desenhamos um neste formato", diz Gabi Neves, sócia do StudioNeves, que já criou louças, além do D.O.M., para o Lasai (no Rio), o Epice e o Tuju, entre outras casas.

Ela explica que, além do design, os materiais usados podem fazer a diferença.

"A argila, que resulta na cerâmica e na porcelana, tem propriedades refratárias, retém bem o calor", afirma. É a forma ajudando o conteúdo.

OLHOS QUE ENGANAM

No restaurante Soeta, de Vitória (ES) -que usa 30 louças distintas no maior menu-degustação da casa, com 30 pratos-, a ideia é que o visual ajude a criar experiências "multissensoriais", segundo o chef Pablo Pavón.
Uma das etapas é o drinque chamado de "falso chope", que leva, em um copo americano, caldo de cana, cachaça, limão e espuma de cerveja. "A brincadeira mexe com os sentidos: o visual anuncia chope e o gosto remonta à
caipirinha."

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BOM E BONITO
Dicas para um prato bem apresentado

Menos é mais
Manter a simplicidade para ressaltar os ingredientes é a melhor maneira de tornar um prato bonito

Prato é de comida
Só use o que for comestível; esqueça elementos meramente decorativos como casca de abacaxi e algumas flores

Ferramentas de cozinha
Recorra a utensílios na hora da montagem: uma bisnaga pode dispor molhos e outros líquidos -em gotas, eles dão senso de organização ao prato

Visualize a garfada
Ao colocar no prato, pense no ato de comer e tente misturar texturas e sabores; mas evite encher as bordas, que podem dar aspecto sujo


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