Folha de S. Paulo


Campeã mundial de desenhos em café, russa visita SP; assista a vídeo

Assista

Com olhar atento, a russa Viktoriya Kashirceva manuseia o leite vaporizado e o mistura ao café expresso. Dali a pouco tempo, surgem desenhos delicados e surpreendentes sobre cappuccinos, lattes e macchiatos.

Nascida em Moscou, Kashirceva está no Brasil para dar uma oficina de "latte art" no Octavio Café, em São Paulo. Em 2012, na Coreia do Sul, com apenas 20 anos de idade, ela conquistou o título de campeã mundial dessa modalidade muito conhecida entre baristas e frequentadores de cafeterias, que consiste em fazer desenhos com a ajuda do leite na xícara de café.

A "latte art" é popular principalmente por causa de um torneio criado em 2008, numa cafeteria de Atlanta, nos Estados Unidos: o TNT (sigla para "Thursday Night Throwdown"). O evento se espalhou e acontece sempre na última quinta-feira de cada mês em várias capitais do Brasil e do mundo, onde os competidores mostram seus talentos artísticos.

O Brasil tem representantes na modalidade. Quando Viktoriya foi campeã mundial, a brasileira Graciele Rodrigues, que mora em Curitiba e atualmente trabalha no Black Coffee, disputou xícara a xícara o alto do pódio com a russa e amealhou o vice-campeonato.

A russa trabalha atualmente na Double B Coffee & Tea, uma rede com dezenas de cafeterias em Moscou e São Petersburgo. Pela primeira vez no Brasil, ela aproveitou para conferir a cena cafeeira paulistana e visitou endereços como Suplicy, Coffee Lab, Sofá, Santo Grão e Beluga.

"Particularmente eu amo o coador japonês V60, que extrai uma bebida limpa e encorpada, e encontrei muita gente usando esse método por aqui. O trabalho que vocês estão fazendo com grãos brasileiros é muito bom. Em Moscou, nós também servimos algumas variedades do Sul de Minas e do Cerrado Mineiro, além de muito café da África. O nosso estilo de torra é mais claro, pois procuramos realçar o frescor da bebida", contou.

Ela ainda diz que na Rússia o movimento de cafés especiais está desenvolvido. "Já temos um grande numero de micro torrefações, e recebemos visitas constantes de baristas campeões para oficinas e treinamentos. Eu pratiquei durante dois anos até alcançar, em 2011, o terceiro lugar no campeonato russo de 'latte art'. No ano seguinte, tentei de novo e venci, e isso me credenciou para competir no mundial, em Seul, onde consegui o primeiro lugar".

No Brasil, a russa se apaixonou por tapioca recheada com doce de coco.

Viktoriya veio a São Paulo a convite do Octavio Café, onde dará uma oficina de "latte art" na próxima segunda-feira (3) para interessados que já tenham conhecimentos básicos, como extração de expressos e vaporização de leite. Para fazer os desenhos, é preciso treinamento e destreza, além de dominar variáveis como textura correta do leite e controle do fluxo da espuma sobre o café na xícara para criar figuras que impressionem.

Workshop de Latte Art com Viktoriya Kashirceva
Quando segunda-feira (3), das 19h às 22h
Onde Octavio Café - av. Brigadeiro Faria Lima, 2996; (11) 3074-0110
Quanto R$ 100 por pessoa (verificar se ainda há vagas)


Endereço da página:

Links no texto: