Folha de S. Paulo


Papa quer provar pratos típicos em visita ao Paraguai

Rodrigo Paiva/Folhapress
Sopa paraguaia feita na Anhembi Morumbi
Sopa paraguaia feita na Anhembi Morumbi

O papa Francisco quer aproveitar a visita que fará de 10 a 12 de julho ao Paraguai para degustar pratos típicos do país que conhece de perto, especialmente o caldo vori vori e a "sopa paraguaia".

O papa pediu para jantar no dia de sua chegada, sexta-feira (10), o robusto caldo vori vori, que é acompanhado de frango e conhecido como um antídoto para o frio, disseram à imprensa fontes da comissão organizadora em Assunção.

Trata-se de um dos pratos mais tradicionais da culinária deste país, na fronteira com Argentina, Bolívia e Brasil, bem como a "sopa paraguaia", que é, na verdade, uma massa sólida de milho e queijo, explicou a especialista em cozinha tradicional Naty Alvarez.

O papa inicia neste fim de semana seu primeiro giro pela América do Sul para visitar, entre 5 e 12 de julho, Equador, Bolívia e Paraguai.

Francisco, como arcebispo de Buenos Aires, costumava visitar as comunidades pobres de Buenos Aires, onde vivem milhares de paraguaios, e foi nesses locais que conheceu e provou a comida tradicional Guarani, indicou em um comunicado à AFP o historiador Jorge Rubiani.

Os organizadores querem proporcionar isso ao papa, levando em conta que ele não comer carne às sextas-feiras –o vori vori será servido provavelmente no almoço de domingo.

A tradicional carne assada a la parrilla –clássico também em seu país– não faltará em Nunciatura, onde Franciso se hospedará.


Endereço da página: