Folha de S. Paulo


Chef japonês analisa peixes de SP e indica como avaliar o ingrediente

Zanone Fraissat/Folhapress
Peças de sushi feitas pelo chef Ogawa em jantar no Sakagura A1, em SP
Peças de sushi feitas pelo chef Ogawa em jantar no Sakagura A1, em SP

Quem quiser comprar um bom peixe precisa abrir o olho. Em uma mesma peixaria é possível encontrar pescados da mesma espécie com padrões de qualidade bem diferentes. Produtos adequados para serem consumidos crus disputando espaço com outros bons para ir pro lixo -tudo junto na mesma vitrine.

Foi o que constatou o sushiman Hirotoshi Ogawa, na visita que fez a quatro peixarias paulistanas, a convite da Folha, no último sábado (22).

Ogawa sabe o que diz. Além de diretor-geral do Sushi Skill Institute, escola vinculada à All Japan Sushi Association (única reconhecida pelo governo japonês), o sushiman é um dos organizadores da World Sushi Cup Japan. Há dois anos, viaja pelo mundo certificando profissionais –só em 2015, serão 22 países.

Ele percorreu o setor de peixarias do Mercado Municipal de São Paulo e se deteve diante de três vitrines: Amami Tamari, Mar Adriático e Ki-Peixe. De lá, seguiu a pé até a Siri Comércio de Pescados, no centro da cidade.

Zanone Fraissat/Folhapress
Chef japonês Hirotoshi Ogawa avalia polvo à venda no Mercado Municipal de São Paulo
Chef japonês Hirotoshi Ogawa avalia polvo à venda no Mercado Municipal de São Paulo

O sushiman usou olhos, nariz e pontas dos dedos para fazer seus diagnósticos. Segundo ele, estamos a anos-luz do padrão de qualidade usual no Japão. Mas, pelo menos, não caímos no fim da fila. "Comparado com outros países que já visitei, como a Índia, vocês até têm bons produtos", atestou.

Em São Paulo, onde fará dois jantares no restaurante Sakagura A1 nesta quinta-feira (28), Ogawa também dará um curso de três dias, a R$ 1.500, em parceria com o professor André Kawai, da Nagoya Sushi School.

A base do método é ensinar como reconhecer os melhores produtos locais.

Mas comprar um bom peixe, ele avisa, não é o bastante. "O sushi perfeito depende 60% de um arroz de boa qualidade. O restante se divide entre o padrão do pescado e a higiene na manipulação."

Editoria de Arte

ONDE COMPRAR
No Mercadão (r. Da Cantareira, 306, Centro)
Amami Tamari (r. B, box 32, tel. 3228-1650)
Mar Adriático (r. B, box 31, tel. 3228-8645)
Ki-Peixe (r. A, box 8, tel. 3325-0066)

Fora do Mercadão
Siri Comércio de Pescados (r. Paula Souza, 497, Centro, tel. 3227-2572)


Endereço da página:

Links no texto: