Folha de S. Paulo


Parma se candidata a título de 'Cidade da Gastronomia da Unesco'

Marco Vasini/AP
Produção do queijo parmegiano-reggiano, na Itália
Produção do queijo parmegiano-reggiano, na Itália

Lar do famoso queijo parmigiano-reggiano e de um dos tipos mais celebrados de presunto cru, o município italiano de Parma se candidatou ao título de "Cidade da Gastronomia da Unesco".

O anúncio foi feito pelo prefeito Federico Pizzarotti e pelo assessor de turismo Cristiano Casa. A gestão técnica do projeto está a cargo do poder municipal e da Universidade de Parma.

"Essa candidatura é importante para Parma e seu território por valorizar os produtos da nossa terra e o 'saber fazer' dos nossos produtores e cozinheiros, que contribuíram para tornar a cidade um centro gastronômico reconhecido", declarou Pizzarotti.

A iniciativa se insere no âmbito da Rede Cidades Criativas, programa criado pela Unesco para desenvolver a cooperação internacional entre locais que têm a criatividade como um fator estratégico de desenvolvimento sustentável.

Na Itália, por exemplo, Bolonha, Turim e Fabriano já foram reconhecidas pelo órgão das Nações Unidas (ONU) como cidades da música, do design e da arte folclórica, respectivamente.

A candidatura oficial de Parma deverá ser apresentada até 15 de julho e a decisão da entidade é esperada para 11 de dezembro.


Endereço da página: