Folha de S. Paulo


Chef Helena Rizzo fala sobre gravidez, pesquisa e novos restaurantes em SP

Gustavo Epifanio/Folhapress
Helena Rizzo, do Maní, foi eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014
Helena Rizzo, do Maní, foi eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014

Um tanto do crescimento contínuo que se vê na gastronomia brasileira é motivado por Helena Rizzo. Eleita a melhor chef do mundo pela revista inglesa "Restaurant" em 2014, ela acaba de assumir a presidência do C5, o Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo -associação que congrega acadêmicos e cozinheiros interessados em difundir a cozinha do país.

Com o posto, Helena passa a conjugar, com mais equilíbrio, o trabalho na cozinha -no qual valoriza o puro e o simples, sem perder de vista a capacidade de quebrar a monotonia- e o trabalho longe do fogão, quando se concentra nas pesquisas.

"Esse projeto é a intersecção do academicismo com a prática, é a oportunidade de termos encontros, de trocar." É também nessa interação que a chef se inspira. "A gente acaba descobrindo ingredientes que tu nem sabe de onde vêm, como se utiliza, qual é a história. Esse aprofundamento reflete muito no meu trabalho na cozinha", diz a gaúcha à Folha.

Foi em um encontro promovido pela associação em 2013 que Helena conheceu o lírio-do-brejo, uma flor de raiz "superaromática, que lembra gengibre, cúrcuma", e o levou para a cozinha. Surgiu dali uma infusão das pétalas que aromatiza o creme do mil-folhas.

"Esse contato com a cadeia a gente vê em restaurantes novos como o Tuju [SP] e o Lasai [RJ], que foram profundamente fundamentados nisso."

Rodrigo Capote/Folhapress
Ambiente do Manioca, recém-aberto no shopping Iguatemi
Ambiente do Manioca, recém-aberto no shopping Iguatemi

EBULIÇÃO

Neste ano, Helena não só descobriu que está grávida -e teve de driblar crises de enjoo na cozinha-, como abriu duas casas com os sócios: a Padoca do Maní e o restaurante Manioca.

Há ainda outras duas novidades à vista: um livro a ser lançado pela editora DBA até julho, sobre o Maní e suas receitas, e um novo menu da casa-mãe, que acaba de ser agraciada com uma estrela "Michelin".

Pode adiantar alguma coisa? "Estou trabalhando com abóbora e com peixes curados e defumados..."

A cronista Nina Horta um dia escreveu sobre a rapidez em que se apagam as "obras fulgurantes" da chef, ao sumirem pela "garganta profunda dos clientes". Isso não lhe dá prazer? Alimentar os comensais? "Meu prazer, sinceramente, é fazer. É isso que me sustenta."

Divulgação
Café da manhã na Padoca do Maní, aberta em fevereiro, com pães feitos no dia
Café da manhã na Padoca do Maní, aberta em fevereiro, com pães feitos no dia

Helena Rizzo, 36

PRÊMIOS
> Eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014 pela revista inglesa "Restaurant"
> No ranking organizado pela mesma revista, o 50 Best, o Maní é o 36º colocado; na lista da América Latina, é o quarto melhor

EMPREENDIMENTOS
> Maní (2006)
> Padoca do Maní (fev.2015)
> Manioca (mar.2015)

Maní
Onde r. Joaquim Antunes, 210, Pinheiros; tel. (11) 3085-4148

Padoca do Maní
Onde r. Joaquim Antunes, 138, Pinheiros; tel. (11) 2579-2410

Manioca Iguatemi
Onde av. Brig. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano; tel. (11) 2924-2333


Endereço da página: