Folha de S. Paulo


'Vou etiquetar fatia de bolo', afirma chef autuado pelo Procon no Rio

Divulgação
Rafa Costa e Silva durante apresentação no Peixe em Lisboa
Rafa Costa e Silva durante apresentação no Peixe em Lisboa

Na semana passada, enquanto o chef carioca Rafa Costa e Silva, do Lasai, apresentava pela primeira vez seu restaurante fora do Brasil, fiscais do Procon do Rio de Janeiro autuavam o estabelecimento, que acaba de receber uma estrela no guia "Michelin" brasileiro.

Fiscais do órgão de defesa do consumidor disseram ter encontrado produtos sem especificação de data, como queijo, um bolo de fubá e um presunto cru, além de extintores de incêndio, refrigerantes e cervejas vencidos.

O restaurante recebeu uma advertência, mas não foi multado nem corre o risco de fechar. No Brasil, há um vácuo na legislação sobre alguns produtos artesanais, como queijos de leite cru e carnes curadas, o que gera polêmicas e reclamações do setor gastronômico.

O Procon-RJ afirmou que o bolo e o presunto cru citados pelo chef estavam sem especificação: as embalagens deveriam ter informações como procedência, data de validade e ingredientes.

"A legislação não deixa os restaurantes terem nenhum produto artesanal. Jogaram no lixo uma pata inteira de presunto curado feito por uma produtora do Rio", argumentou Rafa, em conversa com a Folha.

Segundo o Procon-RJ, "não há proibição, mas regras que, em alguns casos, não são cumpridas".

EM LISBOA

Rafa, 35, havia se apresentado no Peixe em Lisboa, um dos maiores festivais gastronômicos da Europa.

Em sua primeira visita à capital portuguesa, o carioca, que viveu por cinco anos na Espanha, se disse impressionado com a qualidade de produtos artesanais.

"No Brasil existe uma série de restrições que em Portugal e na Espanha não há, como o queijo de leite cru de ovelha. Sou a favor da fiscalização, o que sou contra é a lei atual", afirmou o chef.

"Vou passar a etiquetar as fatias de bolo que tiramos do forno", provocou.

Para o caso de refrigerantes vencidos, o chef admitiu em post no Instagram que "não há desculpa".

Em sua primeira viagem desde que abriu o Lasai, no ano passado, indicou que pretende abrir outro restaurante, também no Rio.

Muito aplaudido pelo público português, o chef cozinhou no Peixe em Lisboa pratos como a horta, feita apenas com vegetais como crocante de batata-doce, verduras e brotos.

LASAI
ONDE r. Conde de Irajá, 191, Botafogo, Rio; tel. (21) 3449-1834
HORÁRIO de ter. a sex., das 19h30 às 22h30; sáb., das 13h às 14h30 e das 19h30 às 22h30


Endereço da página: