Folha de S. Paulo


Chef que inspirou personagem de 'Ratatouille' é eleita melhor do mundo

Hélène Darroze, proprietária dos restaurantes de mesmo nome localizados em Paris e Londres, foi eleita a melhor chef mulher de 2015 no prêmio 50 Best, organizado pela revista "Restaurant".

Ela será premiada durante a cerimônia que revelará a lista com os 50 melhores restaurantes do mundo, marcada para junho, em Londres.

Nascida na França, Hélène Darroze faz parte da quarta geração de chefs que integrou o time de Alain Ducasse no prestigiado restaurante Le Louis 15, em Mônaco.

Divulgação
A chef Hélène Darroze, que venceu a categoria
A chef Hélène Darroze, que venceu a categoria "melhor chef mulher" do 50 Best 2015

Depois de três anos sob a tutela de Ducasse, ela retornou ao restaurante da família, Chez Darroze, na região francesa de Landes. A chef comandou a cozinha da casa por quatro anos, fechou o restaurante e seguiu para Paris. Lá abriu o Hélène Darroze. Em 2008, inaugurou a segunda casa, em Londres.

A sazonalidade é característica importante nas receitas francesas contemporâneas de Darroze. A chef costurou, ao longo de anos, uma rede de fornecedores que permite liberdade na criação de pratos com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Um de seus pratos clássicos é o risoto de tinta de lula com lulas salteadas, chorizo, tomate confit e espuma de parmesão –considerado simultaneamente modesto e complexo.

De personalidade agradável e equilibrada, Darroze inspirou a chef Colette, da animação Ratatouille, produzida pelos estúdios Pixar em 2007.


Endereço da página: