Folha de S. Paulo


Chef estrelado espanhol vem ao Brasil para participar de série de jantares

O espanhol Quique Dacosta chega neste domingo (1º) ao Brasil com a agenda lotada de trabalho, mas, após sete anos sem vir ao país, está doido para sentir cheiro (e gosto) de comida brasileira.

"A minha memória de Brasil é um jantar maravilhoso no D.O.M., e esse eu quero repetir", disse à Folha por telefone o chef da casa número 41 entre as 50 melhores do mundo, segundo a revista britânica "Restaurant". "Além disso, nunca estive no Maní. Quero conhecer a comida da melhor chef mulher do mundo", diz sobre Helena Rizzo.

Ele não sabe se terá tempo para isso, mas deverá encontrá-la num jantar em que cozinhará para dez chefs no Studio Coimbra, na segunda (2), entre eles Alex Atala.

O estúdio é de Sergio Coimbra ("O melhor fotógrafo de comida do mundo"), que fez as fotos do livro "Tres", referência às três estrelas "Michelin" conquistadas por seu restaurante homônimo em 2012 e que será lançado em 19/3.

Na quarta (4), Quique servirá 40 pessoas em um jantar cuja renda irá para a Gastromotiva, que forma jovens de baixa renda –os ingressos, a R$ 2.500, já estão esgotados.

O menu de sete etapas terá pratos como "cinzas após a colheita", de arroz com caldo de pato. "É um prato representativo da minha cozinha, que fala dos arrozes da minha região [Alicante], cujas plantações são queimadas após a colheita."

Antes de partir dois dias depois, ele ainda cozinha para convidados no Manioca.


Endereço da página: