Folha de S. Paulo


Brasileiro se destaca em Paris e agora quer abrir casa no Rio de Janeiro

Não é apenas o nome do parisiense Le Pario que remete ao encontro entre Paris e Rio. A música que embala as refeições é a bossa; o mosaico do calçadão de Copacabana está reproduzido nas paredes e na borda dos pratos. Aos sábados, o menu tem feijoada completa.

Apesar das referências, o chef Eduardo Jacinto, 36, que passou na semana passada por Florianópolis como convidado do festival Gastro na Ilha, faz questão de frisar que sua casa é um legítimo bistrô.

"Quero ser conhecido como um brasileiro que cozinha como um francês", diz ele, que abriu o lugar em outubro de 2013 e, meses depois, estreou na lista "Bib Gourmand" do "Michelin", classificação destinada "às melhores mesas com bons preços".

Discípulo de um importante nome da gastronomia francesa, o chef Christian Constant, com quem trabalhou por nove anos, o catarinense aposta em pitadas tropicais que se traduzem, por exemplo, num bobó desconstruído, opção com bacalhau, camarões e leite de coco (€ 17).

Divulgação
Chef Eduardo Jacinto, 36, do Le Pario, em Paris
Chef Eduardo Jacinto, 36, do Le Pario, em Paris

Receitas como essa chamaram a atenção dos inspetores do "Michelin", que definiram a cozinha como "fina e equilibrada". A publicação "Le Fooding refere-se ao lugar como "sério e sem frescuras".

Jacinto credita os elogios à temporada ao lado de Constant. O brasileiro conheceu o francês em 2003, quando ainda era universitário, num evento em São Paulo. "No último dia, criei coragem e perguntei a ele se podia ser seu estagiário na França", conta.

"Ele me respondeu: 'Estagiário, não. Vou contratá-lo." Seis meses depois, Jacinto chegou a Paris para atuar no Le Violon d'Ingres (uma estrela "Michelin"). Em seis meses, galgou posições até ser promovido a chef de outra casa de Constant; em 2006, virou sócio do Café Constant, frequentado por famosos como a atriz Gloria Pires.

Divulgação
Bobó desconstruído do chef Eduardo Jacinto, do Le Pario
Bobó desconstruído do chef Eduardo Jacinto, do Le Pario

Em 2012, abriu o Le Pario, no qual investiu € 800 mil, valor ainda não totalmente recuperado. Mesmo assim, analisa abrir uma versão do Le Pario dentro de uma vinícola e pensa em montar sua primeira unidade brasileira no Rio, com o ator Rafael Cardoso (da novela "Império").

"Quero fazer no Brasil o que faço em Paris: gastronomia com produtos de qualidade a preços corretos."


Endereço da página: