Folha de S. Paulo


Para apreciadores, sour beer é objeto de desejo e estilo da moda

Por suas características, a sour beer tornou-se objeto de desejo dos cervejeiros mais experimentados. Ela também tem potencial de aproximar os apreciadores de vinho desse universo que anda em alta em todo o mundo.

"Beber sour é um estágio avançado do consumidor de cerveja. Tem de ter conhecimento. São tipos com uma acidez muitas vezes agressiva, que se bebem no final das degustações", define o dinamarquês Mikkel Borg Bjergsø, que garante fazer hoje cerca de 600 rótulos da sua marca Mikkeller (grande parte deles nos estilos sour ale e lambic) e acabou se tornando referência no assunto.

Segundo ele, as cervejas azedas, em geral, combinam com peixes e mariscos e com pratos gordurosos; já as que levam fruta ficam ótimas com sobremesas de chocolate.

Apesar de vaticinar que elas "jamais" vão ser tão populares quanto a IPA (india pale ale), por exemplo, ele vê um novo modismo por aí.

Divulgação
Cervejas da Mikkeller feitas com fermentação espontânea
Cervejas da Mikkeller feitas com fermentação espontânea

"Com certeza a sour beer é uma tendência mundial, que começou há uns sete anos, quando se iniciaram os estudos sobre fermentações com bactérias e leveduras naturais. É o estilo da moda e vai ficar por um bom tempo", completa o cervejeiro cigano, como se diz no mercado, pelo fato de ele produzir rótulos em parceria com fábricas de diferentes países.

Responsável pela seleção de rótulos da importadora e clube de cervejas Have a Nice Beer, Diego Cartier também enxerga espaço para elas, mas acredita que sejam produtos de nicho.

"Se pensarmos no mercado como um todo, talvez nunca seja uma tendência. Mas elas são tendência, sim, entre os 'beer geeks' e os apreciadores de vinhos naturais."

O caminho para chegar à sour, diz Alessandro Oliveira, da Way Beer, pode ser gradual. "A pessoa começa nas cervejas artesanais, se interessa pelas de trigo, pelas com mais lúpulo, vai gostando de maltes mais tostados ou caramelados, e depois disso tudo chega às sours."

Mas a "família" sour não é facilmente definível, por englobar muitos estilos. "Hoje em dia, ainda não está muito claro, em termos técnicos, o que é sour. Mas especialistas estão criando uma unidade de medida, por meio do pH, para defini-la. Tem que ter um pH abaixo de 4, pelo menos", explica Alessandro.

Quanto menor o pH mais ácida é a cerveja –uma stout como a Guinness, por exemplo, tem pH em torno de 5,3.


Endereço da página: