Folha de S. Paulo


Colunistas de "Comida" indicam 30 vinhos e cervejas para beber nas festas

Ceia de Natal, Réveillon, férias na praia ou na serra, brunch da ressaca –o que beber com cada tipo de comida e temperatura que encontramos nessas cinco situações típicas de fim de ano?

Para responder a essa pergunta, convidamos os colunistas do "Comida" Alexandra Corvo, de vinhos, e Sady Homrich, de cervejas, para indicarem, cada um, 15 rótulos de sua especialidade, sendo três sugestões (com diferentes faixas de preço) para cada uma das ocasiões.

CONFIRA AS DICAS DOS COLUNISTAS NO LEIA TAMBÉM

Raquel Cunha/Folhapress

Assim, tem cerveja de trigo leve, que vai bem com frutos do mar à beira da praia, e espumante nacional bem refrescante para matar a sede na hora da virada.

Ainda, cerveja com notas de especiarias para a ceia natalina, por R$ 5,45, e vinho branco fresquinho, com final que lembra hortelã, para o brunch por R$ 89.

Sim, você leu a palavra brunch –até para o dia seguinte à farra, quando a ressaca pode ser inclemente para alguns, há o que beber, ainda que o mais indicado sejam drinques leves, mais refrescantes do que alcoólicos.

Segundo a tese do barman Fabio la Pietra, do SubAstor, tomar algo com pouco álcool pode até ajudar a combater a ressaca, ao impedir que o organismo sofra o impacto de uma "abstinência".

"Mas não adianta continuar só bebendo. Vale a pena, neste momento, harmonizar drinques mais ácidos e efervescentes com pratos gordurosos e vigorosos, como cassoulet", diz la Pietra, citando a "feijoada" francesa.

Para exemplificar o conceito na prática, o bartender criou drinques para harmonizar com pratos do chef do bar, Marcelo Tanus, em um jantar "antirressaca" que o "Comida" acompanhou, na semana passada.

Veja vídeo

*

CONFIRA AS RECEITAS DE DRINQUES

Gold Charcoal Fizz
In Vino Veritas
Wanna be Americano?


Endereço da página:

Links no texto: