Folha de S. Paulo


Máquina que gela lata em um minuto é pouco prática, mas funciona

Em tempos de calor, a promessa é tentadora: um aparelho portátil, do tamanho de um secador de cabelos de viagem, capaz de gelar uma latinha de alumínio em um minuto.

A Folha comprou e pôs à prova a SpinChill, criação americana à venda no Brasil desde julho. O produto é compatível com diferentes latas de alumínio e garrafas (long neck, de 600 ml ou de vinho).

A instrução é simples: cobrir o máximo possível do recipiente com gelo ou água gelada e ligar a pistola -por um minuto para latas, três para garrafas de vidro e sete para as de vinho.

Ao girar o vasilhame, a SpinChill promove o fenômeno chamado de convecção: o líquido quente do centro se move para a parede interna, que, em contato com o ambiente em baixa temperatura, resfria a bebida.

Eduardo Anizelli/Folhapress
O SpinChill, que funciona em latinhas, garrafas de cerveja e vinho
O SpinChill, que funciona em latinhas, garrafas de cerveja e vinho

No primeiro teste, com uma latinha e apenas gelo no recipiente, veio o medo de ela estourar quando ela fosse aberta -não confirmado; aliás, mesmo com o recipiente já aberto a bebida nem chega a espumar. Mas o tempo recomendado não bastou para deixar a cerveja no ponto. Depois de um minuto, ela estava "bebível", mas mais próxima de morna do que de gelada.

O resultado só foi satisfatório com água misturada ao gelo e a pistola ligada por pouco mais de dois minutos.

Um tempo mais longo que o indicado também foi preciso para deixar a cerveja mais próxima do "trincando" em garrafas de 355 ml e de 600 ml (quatro minutos e meio, contra três do que é dito no manual).

Conclusão: a máquina funciona, mas pode não ser muito prática, especialmente com grande quantidade de bebida a ser gelada. Vale mais para o começo de um churrasco, por exemplo, já que um balde com gelo e água é sempre necessário.

SPINCHILL
Quanto R$ 199
Onde comprar spinchill.com.br


Endereço da página:

Links no texto: