Folha de S. Paulo


Esqueça o Noma; dinamarqueses gostam mesmo é de bacon

A Dinamarca pode ter o melhor restaurante do mundo, mas o prato favorito dos dinamarqueses é um simples "stegt flaesk" –fatias grossas de bacon frito pingando gordura com molho de salsinha e batatas.

Pratos com carne de rena ou ouriços-do-mar com folhas locais, que são servidos no laureado restaurante de Copenhague Noma, não figuraram em uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Alimentação e Agricultura.

Depois do prato de porco, os dinamarqueses disseram preferir carne moída frita com cebolas, smørrebrød –sanduíches abertos com salmão, camarões ou batatas em pão preto– e purê de batatas com bacon e cebolas fritas –receita conhecida no país como "Burning Love".

"O pão doce Danish e o manifesto da cozinha nórdica são mundialmente famosos. Mas, em casa, nas nossas cozinhas, frequentemente esquecemos nossas raízes alimentares. A eleição de um prato nacional contribuiu para a redescoberta e o desenvolvimento das nossas tradições culinárias", disse o ministro da Agricultura, Dan Jorgensen, depois da divulgação dos resultados, na última quinta-feira (20).

O prato vencedor também foi o favorito do próprio ministro, segundo ele mesmo.

Mais de 63 mil dinamarqueses participaram da eleição, lançada para promover a saúde e os benefícios ambientais de comer com alimentos locais. Quase metade dos votos foi para o "stegt flaesk" –algo pouco surpreendente para um país no qual o número de porcos supera o de humanos (dois para um) e onde suínos representam 5% das exportações.

O prato mais preparado na Dinamarca, no entanto, ainda segundo a eleição, é o espaguete à bolonhesa.


Endereço da página: