Folha de S. Paulo


Redes de fast food focam estratégia em crianças negras nos EUA

Restaurantes de comida rápida dos Estados Unidos estão desproporcionalmente focando sua estratégia em crianças negras de áreas rurais e de renda média, revelou um novo estudo publicado nesta sexta-feira (14).

Cientistas da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade do Illinois, em Chicago, analisaram 6.716 restaurantes de fast food para verificar a extensão do marketing interno e externo destas redes voltado para os mais jovens.

Projetor/Folhapress
Estudo aponta queda de 43% nas taxas de obesidade infantil em crianças com idades entre 2 e 5 anos
Estudo aponta queda de 43% nas taxas de obesidade infantil em crianças com idades entre 2 e 5 anos

O marketing direcionado para crianças variou de brinquedos grátis a anúncios com celebridades esportivas e personagens de desenhos animados, assim como áreas de jogos e promoções para festas de aniversário infantis.

"A maioria das comunidades negras, de áreas rurais e de renda média estão desproporcionalmente expostas (ao marketing direcionado a crianças) e especificamente à exibição interna de brindes (contidos) em refeições infantis, uma estratégia popular entre as redes de restaurantes", acrescentou o estudo.

"À luz destas descobertas, é importante instar a indústria de comida rápida a limitar a exposição das crianças ao marketing que promove o consumo de opções alimentares insalubres", prosseguiu.

A duradoura popularidade da "fast food" é amplamente vista como contribuinte à crise da obesidade nos Estados Unidos, onde um em cada três adultos são considerados obesos, segundo os Centros para a Prevenção e o Controle de Doenças.

Em fevereiro, um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana reportou uma queda de 43% nas taxas de obesidade entre crianças com idades entre 2 e 5 anos, gerando a expectativa de que a obesidade pudesse estar diminuindo.


Endereço da página: