Folha de S. Paulo


Contra a falsificação, Itália quer garantir a origem do provolone

A luta da Itália contra a falsificação de produtos alimentares típicos deve passar pela certificação da origem dos ingredientes, defende a organização Conzorzio di Tutela Provolone Valpadana.

O presidente da organização, que defende a qualidade e originalidade do queijo provolone, Libero Stradiotti, acredita que uma forma para acabar com as imitações é garantir a proveniência dos ingredientes usados na produção.

Rogerio Cassimiro/Folhapress
Porção de queijo provolone
Porção de queijo provolone

"No caso do provolone é fundamental inserir na etiqueta qual a origem do leite utilizado para produzi-lo. O nosso produto utiliza leite 100% italiano", destacou Stradiotti.

"O nosso produto sofre com uma grande falsificação, sobretudo em países como Estados Unidos e Argentina, nos quais os imigrantes italianos exportaram a produção do provolone, que com o passar do tempo perdeu suas características originais", disse ele.

Stradiotti falou sobre o tema em Roma durante a inauguração do espaço gourmet "Provami" que tem o objetivo de promover o provolone do norte da Itália, chamado Valpadana DOP (Denominação de Origem Protegida).


Endereço da página: