Folha de S. Paulo


França ultrapassa a Itália em ranking de produção mundial de vinhos

A Organização Internacional do Vinho (OIV) divulgou, nesta quinta-feira (23), as primeiras estimativas sobre a produção da bebida em 2014. O relatório aponta que a França tomou a liderança do ranking de maior produtora da Itália, com uma produção estimada de 46,2 milhões de hectolitros (mlh). O número é 10% maior do que em 2013 e cada hectolitro equivale a 100 litros de vinho.

Shutterstock
França tomou a liderança do ranking de maior produtora mundial de vinhos
França tomou a liderança do ranking de maior produtora mundial de vinhos

Já a Itália produzirá "apenas" 44,4 Mhl, uma queda de 15% em relação ao ano passado, quando fez 52,4 milhões de hectolitros da bebida. Em terceiro lugar está a Espanha, com 37 Mhl (-19%), e em quarto aparecem os Estados Unidos, com 22 Mhl (+4%). A queda de produção dos espanhois se explica, pois no ano passado, o país bateu seu próprio recorde histórico de produção.

Entre os dados que mais chamaram a atenção no relatório, está uma grande queda na produção de vinho na Bulgária e na Croácia, queda de -30%, e no Chile, uma diminuição de 22% na produção.

Ainda não há estimativas para a China, quinta maior produtora mundial.

A OIV também estimou que este ano serão produzidos 271 milhões de hectolitros no mundo, uma diminuição de 6% em comparação com 2013. Segundo a entidade, a queda na produção pode ser explicada, além dos problemas econômicos, pelas fortes mudanças climáticas do período, "especialmente na Europa".

O Brasil aparece em 15º lugar entre os maiores produtores, com uma produção de 2,8 milhões de hectolitros, ficando no terceiro lugar na América Latina e registrando um aumento de 4%. A Argentina está, temporariamente, em quinto lugar com uma produção de 15,2 milhões de hectolitros.


Endereço da página: