Folha de S. Paulo


Membro da guarda suíça lança livro com as receitas favoritas dos papas

Há pouco mais de um ano e meio, o doce de leite desembarcou na residência de Santa Marta, casa do papa Francisco no Vaticano. Dizem na cidade-estado que a guloseima é um dos sabores preferidos de Jorge Bergoglio e que ela, junto com a erva-mate, o faz se lembrar de sua terra natal, a Argentina.

Eduardo Knapp/Folhapress
Doce de leite, um dos prediletos do papa Francisco
Doce de leite, um dos prediletos do papa Francisco

Mas como prepará-la? Como dosar os ingredientes da maneira certa? Para responder a essas perguntas, um jovem membro da Guarda Suíça Pontifícia e cozinheiro profissional, David Geisser, publicou o livro "Bom apetite, Guarda Suíça", que reúne as receitas mais apreciadas na Santa Sé.

E na publicação há um menu completo dedicado a Francisco, com o passo a passo para fazer empanadas de pepperoni, maminha, mate e, claro, doce de leite. Também foram incluídos pratos da região alemã da Bavária que estão entre os preferidos do papa emérito Bento 16 e algumas das iguarias favoritas de João Paulo 2º.

Para quem deseja recordar o "João de Deus" Karol Wojtyla, Geisser recomenda o pierogi, um tipo de pastel bastante comum na Polônia. O livro ainda revela as orações que os "protetores do papa" recitam antes de comer. "Um soldado sabe lutar e fazer a guerra quando comeu bastante e bem", diz o comandante da Guarda Suíça, Daniel Rudolf Anrig.


Endereço da página: