Folha de S. Paulo


Restaurante confirma: vai servir refeições 'do corredor da morte'

Os proprietários do restaurante Death Row Dinners (jantares do corredor da morte, em tradução livre) divulgaram, nesta sexta-feira (19), que vão mesmo abrir a casa no próximo dia 24 de outubro.

"Depois de uma cuidadosa reflexão, decidimos ir em frente com o Death Row Dinners", escreveram, em comunicado no site. "Se você não gosta da ideia, é simples: não vá".

O local, do tipo "pop-up", vai funcionar até o dia 29 de novembro (apenas de quarta a sábado) em East London, ponto moderninho da capital inglesa.

Reprodução/Instagram/deathrowdinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners

O projeto havia sido posto em dúvida nesta semana, depois de reclamações nas redes sociais –diversas pessoas criticaram a proposta da casa e a divulgação, que usou imagens de supostos condenados à morte, com cardápios escritos em placas ao redor de seus pescoços.

Publicações como a "Vice" chegaram a questionar a veracidade da iniciativa -confirmada pela agência de relações públicas do restaurante, segundo a edição americana do site "BuzzFeed". O restaurante não respondeu aos pedidos de entrevista da Folha.

Até esta quinta-feira, o site trazia uma mensagem dizendo que os proprietários se sentiam "chocados e entristecidos" com a repercussão negativa e que estavam "considerando os próximos passos". O texto foi substituído por outro que defende a iniciativa.

"Goste-se ou não, o conceito de uma última refeição é um fenômeno sociológico. Inocentes ou culpados, prisioneiros no corredor da morte não têm qualquer liberdade de escolha em suas vidas exceto esta decisão", diz a mensagem.

"Esperamos alguma negatividade (...) Fazer algo que agrade a todos é impossível, e não era isso que queríamos. O conceito do restaurante não consente com a pena de morte, mas, destacando esse assunto, certamente damos às pessoas algo a se pensar", completa.

Citando que há turistas que preferem fazer tours por prisões ou o que segue os passos de "Jack, o Estripador" em vez de visitar a Casa Branca ou andar por parques, por exemplo, os criadores do projeto dizem acreditar que há espaço para a experiência.

"Pessoas estão comprando ingressos e enviando centenas de e-mails nos apoiando".

Os perfis do projeto nas redes sociais, de qualquer forma, continuam desativados.

O PROJETO

Segundo a descrição do site, por £ 50 (R$ 190), os comensais serão "encarcerados" por uma noite, com mais 80 pessoas, em um restaurante "de segurança máxima". O jantar será composto por cinco pratos, selecionados entre as mais "interessantes e populares" últimas refeições servidas em corredores da morte nos Estados Unidos.

Alegando que toda pessoa que gosta de comer já se perguntou "Qual seria minha última refeição?", os criadores do local dizem que ele permitirá essa experiência, "sem a desagradável parte da execução ao final".

Além dos jantares servidos entre 24 de outubro e 29 de novembro (apenas de quarta a sábado), três participantes devem ser selecionados, por sorteio, para uma nova refeição -em suas casas-, livres para escolher qual seria sua última refeição de verdade.


Endereço da página:

Links no texto: