Folha de S. Paulo


Casa cria polêmica com experiência da 'refeição no corredor da morte'

Um restaurante londrino está criando polêmica nas redes sociais antes mesmo de abrir as portas –e, agora, seus proprietários dizem estar "estudando os próximos passos" antes da abertura.

O local, do tipo "pop-up" e batizado de Death Row Dinners (jantares do corredor da morte, em tradução livre), seria aberto no final de outubro na Hoxton Square, ponto moderninho em East London, propondo recriar a experiência de condenados à morte.

Segundo a descrição do site, por £ 50 (R$ 190), os comensais seriam "encarcerados" por uma noite, com mais 80 pessoas, em um restaurante "de segurança máxima". O jantar seria composto por cinco pratos, selecionados entre as mais "interessantes e populares" últimas refeições servidas em corredores da morte nos Estados Unidos.

Reprodução/Instagram/deathrowdinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners

Alegando que toda pessoa que gosta de comer já se perguntou "Qual seria minha última refeição?", os criadores do local diziam que ele permitiria essa experiência, "sem a desagradável parte da execução ao final".

Além dos jantares servidos entre 24 de outubro e 29 de novembro (apenas de quarta a sábado), três participantes seriam selecionados, por sorteio, para uma nova refeição –em suas casas–, livres para escolher qual seria sua última refeição de verdade.

POLÊMICA

Nas redes sociais, o restaurante divulgou imagens de supostos condenados à morte, com placas ao redor de seus pescoços com cardápios escritos. Entre as "opções" havia "filé, ao ponto para malpassado; ovo frito com gema mole; batatas fritas; torradas com geleia e gelatina".

As imagens causaram revolta em usuários do Twitter e a revista "Vice" chegou a questionar a veracidade da iniciativa –segundo a edição americana do site "BuzzFeed", a agência de relações públicas do restaurante confirmou a veracidade da iniciativa. O restaurante não respondeu ao pedido de entrevista da Folha.

Nesta terça-feira (16), os donos do restaurante disseram, no site, estar "chocados e entristecidos" com a repercussão negativa. Na nota, afirmaram ainda "lamentar qualquer ofensa causada" e que estão "considerando nossos próximos passos".

Na quarta (17), não era possível acessar a conta do restaurante no Instagram.

Reprodução/Twitter/DeathRowDinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners
Imagem de divulgação do restaurante pop-up Death Row Dinners

Endereço da página: