Folha de S. Paulo


Cachaça gaúcha Velho Pescador é comprada pela Weber Haus

A cachaçaria gaúcha Weber Haus, de Ivoti (RS), anunciou nesta semana a compra das cinco marcas de cachaça da fazenda Maribo, sediada em Osório, também no Rio Grande do Sul.

Entre os rótulos está a Velho Pescador, uma das mais tradicionais do Estado –e uma das pioneiras no uso de vasilhames distintos das tradicionais garrafas transparentes ou de cerveja.

"Trata-se de uma marca que inspirou o trabalho de muitos produtores gaúchos, inclusive o da Weber Haus", diz o especialista Maurício Maia, autor do blog "O Cachacier".

Divulgação
Garrafa da cachaça gaúcha Velho Pescador, comprada pela Weber Haus
Garrafa da cachaça gaúcha Velho Pescador, comprada pela Weber Haus

A negociação inclui ainda outras duas marcas que serão relançadas –30 Luas e Antiqua–, a Old Fisherman e a Santa Martha, outro rótulo histórico.

Segundo o "Mapa da Cachaça", seu nome homenageia o primeiro grande projeto de produção de derivados de cana no Rio Grande do Sul; a Usina Santa Martha, fundada em 1828, é tida como a primeira destilaria e cachaçaria da região.

De acordo com a Weber Haus, oito cachaças da fazenda Maribo farão parte de seu portfólio, todas em "posição intermediária", entre as linhas premium (Weber Haus) e as mais populares (Lundu).

Serão três rótulos da Velho Pescador –um prata e dois de cachaças envelhecidas em carvalho, por um ano e meio e por cinco anos; dois da Santa Martha –prata e envelhecida em grápia; um da 30 Luas –maturada por dois anos e meio; um da Antiqua; e um da Old Fisherman.

O valor da compra das marcas –que despertaram também o interesse de um grupo mineiro– não foi revelado pelas empresas. A Weber Haus espera aumentar seu faturamento em 10% com a aquisição.


Endereço da página: