Folha de S. Paulo


Após escândalo, frango brasileiro pode abastecer McDonald's no Japão

A McDonald's Holding Co., filial japonesa da rede de fast food americana, anunciou nesta terça-feira (29) que considera recorrer à importação de frango brasileiro depois de se ver envolvida no escândalo do fornecimento de carne na China.

Na semana passada, autoridades chinesas fecharam uma fábrica da Shanghai Husi Food depois de uma reportagem de TV mostrar funcionários misturando carne estragada ou que havia caído no chão à carne fresca que seria enviada a restaurantes.

Yoshikazu Tsuno - 23.jul.14/AFP
Mulher passa em frente a uma loja da rede McDonald's, em Tóquio
Mulher passa em frente a uma loja da rede McDonald's, em Tóquio

Marcas como McDonald's, KFC, Starbucks e Burger King se viram em meio à polêmica, por serem clientes da empresa, que as abastecia de carne bovina, suína e de frango –o Starbucks retirou pratos de frango do cardápio de algumas lojas e unidades do McDonald's em Pequim e Xangai ficaram sem hambúrguer de carne.

Lojas do McDonald's no Japão também admitiram usar carne de frango fornecida pela Shanghai Husi Food para a receita dos McNuggets. Nesta terça, seus controladores disseram que, mesmo com novos fornecedores, sediados na Tailândia, alguns restaurantes podem ficar sem esses itens do menu –por isso a alternativa seria buscar frango brasileiro.

O Brasil é, hoje, o terceiro maior produtor –atrás dos EUA e da China– e o maior exportador de carne de frango do mundo.


Endereço da página: