Folha de S. Paulo


Expo Milão 2015 viajará no tempo no pavilhão Arts & Foods

Visitantes do pavilhão "Arts & Foods" da Expo Milão 2015 terão a chance de viajar no tempo e descobrir como os alimentos e a arte vêm se interligando desde 1851, ano da primeira Feira Universal. A atração será instalado no Museu de Design Triennale.

"O 'Arts & Foods' vai envolver todas as formas de mídia e de linguagem, da escultura à pintura, do vídeo à propaganda, do design à arquitetura", disse o historiador de arte e curador do projeto, Germano Celant.

O "Arts & Foods" vai contar com contribuições de artistas, escritores, diretores, designers gráficos, músicos, fotógrafos, designers de interiores e arquitetos. Todos preocupados com o desenvolvimento das expressões artísticas e com a maneira como as pessoas vêm e consomem os alimentos.

Celant disse que o pavilhão irá mostrar "lugares públicos e privados onde a decoração, os móveis, os objetos e as obras de arte criam uma narrativa com um visual impactante e uma forte impressão sensorial".

O pavilhão tem como objetivo documentar, por meio de várias formas artísticas, as diferentes maneiras pelas quais as pessoas interagem com a comida, desde os modelos de simples utensílios de cozinha, mesas ou toalhas de piquenique até as refeições em espaços públicos como bares e restaurantes.

O pavilhão "Arts & Foods" vai abrir as portas no dia 10 de abril de 2015. O tema da Expo Milão é "Alimentando o planeta: energia para a vida", que foca em segurança alimentar, práticas sustentáveis, nutrição e novas culturas gastronômicas ao redor do mundo.

Celant é conhecido por criar e ser especialista no termo "arte povera" ("arte pobre"), um movimento artístico moderno italiano.


Endereço da página: