Folha de S. Paulo


Tordesilhas estreia menu-degustação de pratos do 'imaginário brasileiro'

Com leituras simples e conforto. Foi assim, nas palavras da chef Mara Salles, que estreou, na última terça-feira (15), o novo menu-degustação do Tordesilhas, restaurante dedicado à cozinha brasileira nos Jardins, em São Paulo.

Para criá-lo, Mara conta que se "desamarrou" da preocupação de representar ingredientes das diferentes regiões do país. "Queria passagens bacanas, mas sem fazer o samba do crioulo doido, misturando tucupi com dendê."

Divulgação
Camarão ensopado com chuchu, prato do novo menu-degustação do Tordesilhas
Camarão ensopado com chuchu, prato do novo menu-degustação do Tordesilhas

No cardápio, a chef disse que preferiu explorar elementos como pastéis e receitas como camarão ensopado com chuchu, que transitam no "imaginário brasileiro".

No novo menu, o camarão ensopado vem acompanhado de farofa de azeite de buriti, um fruto carnoso da palmeira de mesmo nome encontrada no Brasil.

Com seis cursos, a sequência é iniciada por uma harmonização de cachaça branca com torresmo e frutas (como caju, seriguela, umbu, entre outras), que faz uma contraposição de sabores e texturas.

"É inspirado naquela coisa que faço em casa quando recebo alguém. Ofereço cachacinha e alguma coisa para comer", afirma Mara.

Em seguida, é a vez dos três pastéis (carne, queijo e camarão), que são "harmonizados" com condimentos escolhidos pelo mestre-pimenteiro da casa, Zé Lima.

Entre os pratos principais, o primeiro é o escabeche de pescadinha-branca temperado com chicória paraense e pimentas amazônicas, além de batatas doce e roxa.

A receita é seguida pelo ensopado de camarão com chuchu e pela pancetta com guisado de legumes e feijão-manteiguinha-de-santarém.

O trio de sorvetes de açaí, cupuaçu e tapioca da tradicional Cairu, em Belém (PA), servido com esferas de jambu (erva amazônica que provoca a sensação de dormência na boca) encerra a refeição.

À LA CARTE

Os pratos listados no menu-degustação também foram incluídos no cardápio à la carte, para serem pedidos individualmente.

Este menu ganhou outra novidade: o frango ao molho de jabuticaba com purê de mandioquinha e ervilhas-tortas. A receita já era conhecida na casa em seu antigo endereço, na rua Bela Cintra. Há 11 meses, o Tordesilhas se mudou para a alameda Tietê.

TORDESILHAS
ONDE al. Tietê, 489, Cerqueira César (SP); tel. (11) 3107-7444
HORÁRIO de ter. a sex., das 18h à 1h; sáb., das 12h às 17h e das 19h à 1h; dom., das 12h às 17h
QUANTO menu-degustação (R$ 160), servido somente de ter. a sex., das 19h às 23h


Endereço da página: