Folha de S. Paulo


Campeonato na Itália elege as melhores pizzas do mundo

Termina nesta quarta (9), em Parma, na Itália, o 23º Campionato Mondiale della Pizza, competição organizada pela revista italiana Pizza e Pasta, e que visa eleger as melhores pizzas do planeta.

Os números são muitos. Ao todo são 600 competidores de 33 países, 12 categorias de pizzas avaliadas, sete toneladas de massa de pizza, três toneladas de tomates, além de nove fornos funcionado ao mesmo tempo durante os três dias de competição.

"Qualquer pizzaiolo que trabalhe em pizzarias ou proprietários que saibam fazer pizzas podem participar", explicou à Ansa Brasil o responsável pelo Campionato, David Mandolin.

"Basta fazer a inscrição, escolher qual o dia gostaria de competir e decidir se irá cozinhar em um forno elétrico ou à lenha. Também é preciso dizer antecipadamente qual será a receita a ser seguida", completou.

Apesar de receber inscrições do mundo todo, Mandolin explica a maior parte provem da própria Itália, além de Japão, França, Estados Unidos e Austrália.

No ano passado e neste ano, o Brasil teve apenas uma representante, Maria Grazia Fraschini, da Pizzeria Milano, em Florianópolis.

"Brasil é um grande país que nós amamos e temos certeza de que receberemos mais inscrições de brasileiros nos próximos anos", acredita Mandolin.

As pizzas são julgadas principalmente pelo sabor e a forma como foram assadas. Mas outros quesitos também são avaliados, como a fragrância e o profissionalismo do pizzaiolo enquanto está preparando a pizza.

"O vencedor é aquele que conseguir computar o maior número de pontos", explica Mandolin. Terminada a pizza, o participante terá que passar pelo crivo do júri, composto por profissionais de diferentes especialidades: padeiros, chefs, professores e profissionais ligados ao mundo da pizza.

Para garantir um julgamento justo, os membros não podem estar ligados a nenhuma empresa privada. E será que existe uma receita para a pizza perfeita? "Sinceramente não existe a pizza perfeita. Em minha opinião, ela precisa ser simples, com ingredientes de qualidade, o que é extremamente importante, e com uma massa perfumada", arrisca Mandolin.

"Mas, por outro lado, podemos dizer que, para o pizzaiolo, a pizza perfeita é aquela escolhida por seu cliente", completa. Mandolin não despreza nem mesmo as nossas pizzas super recheadas e com sabores nada italianos, como frango com Catupiry.

"A pizza é um dos pratos mais importantes do mundo e é internacionalmente amada por todos. Então, cada pizza é importante e tem sua dignidade: a única coisa importante é utilizar ingredientes de qualidade", afirmou.


Endereço da página: