Folha de S. Paulo


Aprenda a fazer menus completos em até 45 minutos; confira receitas

Quando Alice Waters, a cozinheira que deu o primeiro impulso ao movimento Slow Food na América, planeja o que fará para o jantar, em casa, se faz uma sucessão de perguntas: o que tem na geladeira? E no mercado? Quanta energia quero gastar?

Mais: Alice jamais irá servir aos parentes e amigos um jantar que tenha lhe causado estresse no preparo. Pois o "Comida" colocou a mão na massa para mostrar que dá, sim, para cozinhar em casa sem estresse, mesmo com o tempo curto. A reportagem reuniu e testou cinco menus (com entrada, prato principal e sobremesa) que podem ficar pronto em até 45 minutos.

Para essa missão, foram obrigatórias (várias) visitas a supermercados. Diante da dificuldade de encontrar itens (como framboesa ou maple) ou de preços que avançam o sinal (caso do queijo de cabra) surgiram ideias de adaptações -todas assinaladas nas receitas.

Se tem pouco tempo, o mais importante é saber escolher o ingrediente. "Um escondidinho de mandioca não vai ficar pronto em 30 minutos. Sabemos que cozinhar e descascar a mandioca leva tempo", ensina Bettina Orrico, consultora gastronômica, autora de "Os Jantares que Não Dei".

Lembre-se também de que o tempo de preparo muda de acordo com a intimidade que cada um tem com a cozinha e com os equipamentos. "Se você não está muito seguro, comece com uma receita. Quando adquirir segurança, tente mais uma e, depois, as três", diz Betty Kövesi, da Escola Wilma Kövesi.

A duração das receitas inclui tempo para reunir rapidamente utensílios e ingredientes usados em uma bancada -sem medir nada. Cada fórmula resulta em duas porções.

Portanto, aproveite mais um dos ensinamentos de Alice Waters e saboreie o ritual da mesa. Ela nos diz mais: planeje refeições descomplicadas e, enquanto cozinhar, não pare nunca de provar, praticar e descobrir.

Veja abaixo as receitas e aqui dicas para otimizar seu trabalho na cozinha.

*

Menu sugerido pela escola Wilma Kövesi de Cozinha

Zé Carlos Barreta/Folhapress
Cardápio proposto pela escola Wilma Kövesi com gaspacho, beef curry e hot pot de chocolate
Cardápio proposto pela escola Wilma Kövesi com gaspacho, beef curry e hot pot de chocolate

Gaspacho
Thai beef curry com legumes e cuscuz marroquino
Hot pot de chocolate

Roteiro: Comece pela sobremesa. Quando estiver pronta, asse o hot pot em ramequins. Bata o gaspacho no liquidificador e coloque-o na geladeira. Comece o principal salteando a carne. Enquanto isso, hidrate o cuscuz, prepare os legumes e o curry. Monte e sirva.

Menu sugerido pela universidade Anhembi Morumbi

Eduardo Knapp/Folhapress
Menu da Anhembi Morumbi com salada, atum com legumes e purê e, de sobremesa, crumble de maçã
Menu da Anhembi Morumbi com salada, atum com legumes e purê e, de sobremesa, crumble de maçã

Salada de queijo brie com vinagrete de framboesa
Atum (ou salmão) ao gergelim com legumes e purê de batatas
Crumble de maçã

Roteiro: Descasque a batata, corte-a e a coloque para cozinhar. Corte a maçã, prepare o crumble e leve-o ao forno. Faça o molho da salada e limpe as folhas. Coloque os legumes para cozinhar no vapor e finalize o purê de batatas. Empane no gergelim e grelhe o atum. Esquente o queijo no micro-ondas por 30 segundos.

Menu sugerido pela escola Dedo de Moça

Eduardo Knapp/Folhapress
Menu elaborado pela Dedo de Moça com brusqueta, massa ao limão e creme de manga
Menu elaborado pela Dedo de Moça com brusqueta, massa ao limão e creme de manga

Bruschetta de queijo de cabra, figo e mel
Tagliatelle com limão, presunto cru e aspargos
Creme de manga com gengibre e mel

Roteiro: Coloque a água para ferver e cozinhe o macarrão e os aspargos. Então, prepare a sobremesa, para que ela possa descansar na geladeira. Depois, prepare as bruschettas e coloque-as no forno. Por último, finalize a receita do macarrão e monte os pratos.

Menu sugerido pelo chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha

Caprese paraibana
Mexidinho paraibano
Três poderes

Roteiro: Coloque a lentilha e o arroz do prato principal para cozinhar. Depois, faça a sobremesa e coloque para gelar. Na sequência, monte a salada. Quando o arroz e a lentilha estiverem prontos, frite a linguiça e finalize o prato principal.

Menu sugerido por Mauro Mason de Campos Adorno - professor de gastronomia do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro

Tomate assado com gouda e balsâmico
Risini com frango, alho-poró, bacon, cogumelos e pesto
Creme de mascarpone com mirtillo e maple syrup

Roteiro: Prepare o tomate da entrada e coloque-o no forno (até ficar macio e o queijo dourado). Depois, faça a sobremesa e coloque-a para gelar. Enquanto o risoni cozinha, prepare o frango


Endereço da página:

Links no texto: