Folha de S. Paulo


Restaurante criador do tiramisù vai fechar na Itália

O tradicional restaurante "Beccherie" da cidade de Treviso conhecido como criador da sobremesa tiramisù, vai fechar no final de março após 76 anos de funcionamento.

"Nada é eterno", afirmou Carlo Campedor, neto do fundador do restaurante Carlo Campedor Senior, que o inaugurou em 1939.

Divulgação
Tiramissu do Empório Ravioli, do Chef Roberto Ravioli
Tiramisù do Empório Ravioli, do Chef Roberto Ravioli

O local, do norte da Itália, é muito popular e oferece pratos da culinária regional.

"É uma notícia que não gostaria de ter lido, que anuncia não apenas o fim de uma história de Treviso, mas que de forma mais geral anuncia o cancelamento de uma página da cultura gastronômica mundial", afirmou o governador da região do Vêneto, Luca Zaia.

"Vai nos faltar um lugar como este, onde é possível apreciar os sabores da região e da tradição sem enjoar", disse ele.

"Beccherie é vítima de uma série de fatores, ligados inclusive à crise econômica, mas também a um certo achatamento da cultura gastronômica mundial, onde na cozinha prevalece a vontade do espetáculo sobre o compromisso de satisfazer ao máximo a vontade de convivência, ou onde supostas exigências nutricionais comprometem os sabores e gostos que expressam a qualidade do território e com eles as verdadeiras expressões de cultura e história", afirmou ele.

"Beccherie" de Treviso ficou conhecido no mundo por ter idealizado o tiramisù, a sobremesa a base de queijo mascarpone, café e chocolate amargo, nos anos de 1950.


Endereço da página: