Folha de S. Paulo


São Paulo ganha loja especializada em marmitas; confira opções de produtos

Marmitas invocam memórias de infância, comida de mãe. E são uma praticidade em tempos de pouco tempo para almoçar fora. Seja para tocar ao coração, seja para colocar na mala do trabalho, consumidores paulistanos ganham, na próxima segunda-feira (2), uma loja em homenagem ao acessório.

A Bento Store (rua da Consolação, 3.344, Jardins) terá nas prateleiras só marmitas, lancheiras, acessórios (como talheres e garrafas) e similares. O empreendimento tem como sócios Carlos Ferreirinha, consultor do mercado de luxo, e Carlos Otávio da Costa, e já planeja uma expansão para o ano que vem, com a abertura de uma loja no Rio.

"Marmita remete a um hábito simples, comum no passado, mas que nem sempre está associado a prestígio --tem gente que leva marmita porque quer comer de forma mais saudável, mas o faz escondido, a esconde em um saco plástico", diz Ferreirinha.

"Em um ano e meio de pesquisas na Europa e nos Estados Unidos descobrimos produtores que fazem produtos fantásticos, contemporâneos, com design e tecnologia", completa. A loja terá cerca de cem marmitas --ali chamadas de "lunch bags" ou "lunch boxes"--, com preços entre R$ 80 e R$ 300.

Outra entusiasta das marmitas é a cozinheira Heloísa Bacellar. Dona do restaurante e armazém Lá da Venda --que revende diversos modelos--, ela também possui uma coleção de mais de 30 marmitas.

"Sempre que penso em uma marmita, logo penso que alguém parou para preparar aquela comida, com boa dose de carinho, dando o melhor de si para transportar um tanto de aconchego para o momento de comer num lugar que não é sua casa", diz ela.

O "Comida" garimpou 14 modelos à venda na cidade --veja na galeria acima-- e reuniu dicas de que tipo de comida é bem conservada em marmitas.

*

O QUE VIAJA BEM
Cuidados e dicas para aproveitar melhor sua marmita

  • Use marmitas de vários tamanhos: pouca comida em um vasilhame grande deixa espaço para o ar e para a propagação de microrganismos
  • Prefira levar frutas e hortaliças inteiros; picados, eles soltam água e, quando entram em contato com o ar, perdem o viço
  • Leve molhos e temperos em recipientes separados: massas e arroz o absorvem; folhas e legumes murcham
  • Evite frituras, que perdem características sensoriais com o tempo e não ficam bem se requentadas -isto vale também para tortas
  • No frio, sopas cremosas caem bem, mesmo no micro-ondas
  • Antes de consumir o alimento, aqueça-o por 2 a 3 minutos
  • Uma bolsa térmica mantém a temperatura e protege a marmita da luz

Fontes: Avany Bon, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, e Heloísa Bacellar, proprietária do Lá da Venda

*

ONDE ENCONTRAR

  • Hoc Die: tel. 0/xx/11/3088-6141

Endereço da página:

Links no texto: