Folha de S. Paulo


Chef avalia alimentos que "parecem mas não são"; produtos têm diferença em sabor

Quais as diferenças no paladar entre um hambúrguer "sabor" picanha, que também leva em sua composição carne de frango, por exemplo, e um hambúrguer cujo ingrediente principal é, de fato, picanha? Um molho de mostarda que não tem o grão como ingrediente principal tem o mesmo sabor e qualidade da mostarda?

Para responder a questões como essas, a Folha convidou o chef Joël Ruiz, da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, para degustar sete categorias de produtos levantados pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) como alimentos que não são exatamente aquilo que aparentam ser.

Nenhum produto apresenta irregularidades ou está em desacordo com a legislação. Tampouco vão causar males à saúde. É importante que fique claro, no entanto, que, no paladar, são produtos inferiores aos "originais".

MOSTARDA

No molho de mostarda, o grão pode não ser o ingrediente principal do produto, como nas receitas tradicionais, que levam os grãos, vinagre, sal e açúcar. Segundo a norma brasileira, não há percentual mínimo de mostarda a ser utilizado nesses "molhos". Alguns fabricantes incluem amido, ingrediente que pode reduzir o sabor do produto. Também apresenta mais aromatizantes e corantes.

Degustação A cor amarela é intensa, artificial e brilhante. Os sabores avinagrado e adocicado se destacam. Não apresenta a picância característica da mostarda.

MOZARELA DE BÚFALA

Queijo fresco que se assemelha à mozarela feita exclusivamente com leite de búfala. Na lista de ingredientes, entretanto, é possível constar, além desse item, leite de vaca. Não há prejuízo nutricional, mas a mudança modifica características como textura e sabor.

Degustação Tem textura mais arenosa e resistente, menos delicada. É menos elástica e pode ser menos macia ao ser derretida.

LEITE COM CHOCOLATE

Bebidas lácteas podem ser confundidas com uma simples mistura de leite integral com chocolate. Mas quando apresenta essa especificação, o produto só precisa ter 51% de derivados de leite na composição, menos do que os achocolatados. Gordura vegetal é um dos itens que podem compor o restante da fórmula, que, em alguns casos, também leva aromatizantes e corantes.

Degustação Tem sabor menos lácteo se comparado a uma mistura feita com leite integral e cacau. Sua textura é mais aquosa e o sabor, mais intenso, o que sugere adição de aromatizantes.

IOGURTE

A bebida láctea fermentada (e não o leite fermentado, como o da marca Yakult) é semelhante ao iogurte integral, mas leva menos derivados de leite em sua composição. Gordura vegetal é um dos itens que pode aparecer na fórmula, fazendo com que, em alguns casos, propriedades como cálcio e proteínas se percam.

Degustação Tem aroma artificial mais intenso, o sabor é muito doce e menos ácido do que o do iogurte "puro".

HAMBÚRGUER 'SABOR' PICANHA

A carne usada não precisa, necessariamente, ser picanha. É possível que a composição desse hambúrguer, inclusive, contenha carne de frango e proteína de soja. Fique atento ao uso de aromatizantes, conservantes e de gordura.

Degustação Além da cor pálida, o aroma e o sabor são artificiais. Apresenta sal em demasia e textura menos consistente do que a do hambúrguer cujo ingrediente principal é picanha.

LINGUIÇA 'TIPO' CALABRESA

Quando estampar a informação "tipo" calabresa, a linguiça não precisa ser feita exclusivamente de carne suína -pode conter também carne de frango e proteína de soja.

Degustação Muito salgada, com aroma intenso e artificial. A textura é menos firme que a da linguiça feita exclusivamente de carne suína e apresenta muita gordura depois de aquecida.

REQUEIJÃO

Alguns exemplares de requeijão incluem amido em sua composição -é necessário, porém, que essa adição esteja explícita no rótulo. Não causa danos à saúde, mas pode modificar sabor e textura do requeijão.

Degustação Sua consistência é mais densa do que a do tradicional. Quando provado, tem sabor acentuado de queijos mais potentes, amarelos -ao contrário do paladar fresco e delicado do produto "original".

*

FIQUE ATENTO

  • Leia o rótulo: nem sempre termos como "sabor" ou "tipo" refletem a matéria-prima empregada na composição do produto
  • Cheque a embalagem: produtos podem conter diferentes tipos e origens de matéria-prima, como o hambúrguer "sabor" picanha com carne de ave
  • Preste atenção no uso de corantes e outros aditivos e em elementos como sódio e gordura
  • Desconfie do preço de um produto. Valores muito baixos podem indicar composição nutricional de menor qualidade
  • Quando possível, verifique a cor dos alimentos. Elas devem ser naturais e menos intensas, o que pode indicar o uso de corantes

Fontes: Ana Paula Bortoletto, nutricionista e pesquisadora do Idec; Celso Cukier, nutrólogo do HCor;Pedro Calabrez, professor de neurociência do consumo da ESPM-SP


Endereço da página:

Links no texto: