Folha de S. Paulo


Tornar o serviço informal reduz custos e aproxima os clientes

A ausência de garçons cria um clima informal, geralmente diminui custos e aproxima o cliente da cozinha. Empresários têm investido em propostas com esse espírito.

A BrewDog, cervejaria com bares espalhados pelo Reino Unido, abrirá uma unidade em São Paulo em janeiro, com serviço restrito ao balcão. "Os funcionários vão explicar o produto, conversando de igual para igual. Vai ser um lugar de colaboração para que as pessoas possam pagar menos", diz Paulo Bitelman, um dos sócios do bar.

No pequenino Na Garagem Hamburgueria, aberto em setembro, quem não sentar perto do chef deve buscar seu cheese-salada no balcão.

Karime Xavier/Folhapress
Mandioca recheada com brie e salsa de cebolas com chipotle, do novo espaço do chef Dagoberto Torres
Mandioca recheada com brie e salsa de cebolas com chipotle, do novo espaço do chef Dagoberto Torres

Gilson de Almeida, o dono, decidiu o cardápio (de dois sanduíches) e o serviço (feito basicamente por ele) em função do espaço -minúsculo. Com isso, diz ele, conseguiu chegar "a um preço legal para um produto bem-feito". A casa agradece a quem puder devolver o prato depois (!).

Editoria de Arte/Folhapress

"O paulistano gosta de ser servido, mas está aberto a coisas novas, ainda mais se o preço for justo. Se esse conceito não tinha a ver com o nosso 'life style' agora vai ter", diz Almeida.

Para a professora da Anhembi Morumbi Vera Araújo, o serviço não está sendo deixado de lado, está assumindo outra forma. "Sem o garçom, o cliente passa a ser inserido na proposta. A tendência é que isso seja bem-aceito, pois se vê pelas discussões sobre comida de rua, por exemplo, que o mercado está se abrindo mais para a espontaneidade."

Na Vinil Burger, o cliente deve fazer o pedido no caixa, pagar e esperar seu nome ser chamado. "Por isso, os 10% não são cobrados", conta o proprietário Gilberto Tarantino (leia mais à direita).

Na próxima quarta-feira, a chef Renata Vanzetto vai inaugurar o Ema, com "cozinheiros-garçons". "Os clientes vão se sentir mais próximos da cozinha", diz. Lá, os cozinheiros vão fazer o atendimento nas mesas -e será cobrada a taxa de serviço.

Vinda da Europa, a rede Vapiano abrirá sua segunda loja no Brasil em março de 2014. No Itaim Bibi, o espaço seguirá o conceito de Ribeirão Preto, onde funciona desde 2012: os clientes passam por "estações" de saladas, risotos, massas, pizzas e bebidas. A rede deve ter mais seis casas no país até 2015.

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PERGUNTAS E RESPOSTAS

A cobrança dos 10% é regulamentada?
Não. A taxa de serviço é uma praxe, não uma lei.

O cliente pode se recusar a pagar a taxa?
Sim, uma vez que ela não é regulamentada por lei. A casa que induzir o cliente a achar que a taxa é obrigatória pode ser multada por isso.

O que devo fazer se a casa não aceitar minha recusa em pagar os 10%?
Pague o valor total, peça uma nota fiscal que discrimine a taxa e leve-a ao Procon-SP.

Quando tenho de ir até o balcão pegar o prato, devo pagar os 10%?
Não. Se não há um garçom a seu dispor durante toda a permanência no local, não há razão para a cobrança da taxa.

Qual é a forma correta de cobrar a taxa?
Após trazer a conta, o garçom deve perguntar ao cliente se pode incluir a taxa e só aí somá-la ao valor total.

O restaurante pode cobrar mais de 10%?
Como não há lei nem sobre os 10%, o Procon-SP sugere ao cliente denunciar ao órgão se considerar o valor abusivo. Um processo será aberto e o estabelecimento poderá ser multado em um valor entre R$ 400 e R$ 7 milhões.

Como formalizar a reclamação no Procon?
Há três maneiras: enviando fax para 0/xx/11/3824-0717, carta para a caixa postal 3.050, CEP 01031-970 ou pessoalmente (endereços e outras informações estão no site procon.sp.gov.br ). É possível tirar dúvidas pelo número 151.

Fonte: Márcio Marcucci, diretor de fiscalização do Procon-SP

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ONDE COMER

Na Garagem hamburgueria

Endereço r. Benjamin Egas, 301,Pinheiros, São Paulo; tel. 0/xx/11/3097-9031
Horário de seg. a sáb., das 12h às 15h30 e das 18h às 22h
Prove cheese-salada (R$ 17) e batatas rústicas (R$ 6)

Vinil Burger
Endereço r. Padre Carvalho, 18, Pinheiros, São Paulo; tel. 0/xx/11/3032-1442
Horário de seg. a dom., das 12h à 0h
Prove vinil burger, com queijo, bacon, picles, cebola caramelizada e cebola desidratada (R$ 19)

Made in thai
Endereço r. Augusta, 1.524, loja 12, Consolação, São Paulo; tel. 0/xx/11/3284-4877
Horário de seg. a sex., das 12h às 15h; sáb., das 13h às 15h30
Prove curry de abóbora (R$ 22)

Vapiano
Endereço av. José Adolfo Bianco Molina, 2.331, Ribeirão Preto; tel. 0/xx/16/3620-8040
Horário diariamente, das 11h à 0h30
Prove massa com camarões, pesto de manjericão e espinafre (R$ 29)

TT Burger
Endereço r. Francisco Otaviano, 67, Arpoador, Rio de Janeiro; tel. 0/xx/21/2227-1192
Horário de dom. a qua., das 12h à 0h; de qui. a sáb., das 12h às 5h
Prove sanduíche completo (R$ 25, hambúrguer, queijo meia cura, picles, salada, molho no pão de batata-doce) e milk-shake de doce de leite (R$ 13)

O QUE VEM POR AÍ EM SÃO PAULO

1. Ema
Endereço r. da Consolação, 2.902, Jardim Paulista
Abertura 20.nov*

2. casa de dagoberto torres (ainda sem nome)
Endereço r. Mateus Grou, 472, Pinheiros
Abertura jan.2014*

3. BrewDog
Endereço r. Coropés, 41, Pinheiros
Abertura jan.2014*

4. Vapiano
Endereço bairro Itaim Bibi (rua indefinida)
Abertura mar.2014*

* Previsão de abertura


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