Folha de S. Paulo


Assédio chinês aos vinhos de Bordeaux é explorado em filme

"Quando era mais jovem, preferia sexo. Hoje, prefiro vinhos", diz Peter Tseng, industrial chinês à frente de um império de... sex toys. "Tenho garrafas de [vinho] Lafite na minha sala de jantar, no meu escritório e até no meu quarto", diz Tseng, envaidecido.

Château Lafite Rothschild é um dos mitológicos produtores de Bordeaux, região francesa que assistiu, há alguns anos, a explosão dos preços de seus vinhos depois de cair no gosto etílico chinês.

O filme "Red Obsession", em cartaz na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa depois de amanhã, retrata as consequências da relação de amor ("pero no mucho") entre vitivinicultores franceses e compradores chineses.

Com interesse crescente pela região, a China tornou-se um dos principais destinos dos rótulos de Bordeaux.

"Os americanos não vão comprar [os vinhos] de 2010, o preço está muito alto. Eles eram nosso maior mercado, mas não são mais", diz um leiloeiro, na película, sobre a lendária safra daquele ano.

Mais à frente, um produtor desabafa: "Estamos perdendo clientes tradicionais. Mas não há nada a fazer".

Reprodução
Cena do filme
Cena do filme "Red Obsession", em cartaz na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

PRESTÍGIO

Na tentativa de explicar essa obsessão chinesa, a trama, narrada pelo ator Russell Crowe, desloca-se até a China para mostrar que não só o terroir único é responsável pela popularidade da bebida.

"Quando eles compram [vinhos de Bourdeaux], o fazem como um símbolo de status", diz Fongyee Walker, consultora de vinhos.

Mas "Red Obsession" também lembra que não se desperta o interesse do dragão chinês sem consequências.

Um desses efeitos é o nascimento de uma indústria de falsificação de vinhos. Outro reflexo é o intenso investimento no cultivo de vinhas na China -que se dá até em regiões desérticas do país.

"Quando era jovem, visitei os principais produtores franceses", diz Sun Hongbo, que construiu o Château Changyu Afip a 80 km de Pequim.

"Fizemos tudo em estilo francês. Assim, todos vão entender que nosso vinho é autêntico", diz o empresário.

Red Obsession
Diretores David Roach e Warwick Ross
Duração 80 minutos
Quando 26/10, às 23h55, no Espaço Itaú de Cinema Augusta; 30/10, às 15h50, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca; 31/10, às 19h, no Cinemark Cidade Jardim
Classificação 14 anos


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