Folha de S. Paulo


Olivier Anquier estreia reality show culinário

A partir de amanhã, às 20h30, Olivier Anquier deixa de caçar personagens e suas receitas -marca do "Diário do Olivier"- para colocar novos personagens e suas receitas competindo entre si.

O chef-apresentador é o anfitrião de "Cozinheiros em Ação", reality show com 18 pessoas que, em comum, têm apenas o fato de não serem chefs (há, entre eles, um ator, um comissário de bordo, uma advogada e duas domésticas).

A atração segue dinâmica já conhecida em reality shows semelhantes. Participantes devem, em certo tempo e com tema específico, escolher ingredientes e criar uma receita, avaliada por três jurados (os chefs Ivan Achcar, Mônica Rangel e Renata Vanzetto). Ao cabo do episódio, um deles é eliminado.

"Ter amadores na cozinha e receitas caseiras no prato dá um clima familiar ao programa e valoriza a cozinha caseira brasileira, coisa que faltava na TV", diz Anquier.

Leticia Moreira/Folhapress
O chef-anfitrião conversa com uma das participantes durante a gravação do programa
O chef-anfitrião conversa com uma das participantes durante a gravação do programa

A Folha assistiu a um dia de gravações do programa.

E o clima familiar não custou a aparecer. Anquier não se furtou a ajudar a concorrente Virginia Jackel, 71: buscou temperos e assumiu a faca quando ela cortou o dedo e um bombeiro a socorreu -ninguém chiou. Depois, ensinou a uma competidora que um pano sob a tábua a impede de escorregar.

"Ele entende de cozinha e não é jurado; então o deixamos interferir, conversar, ajudar -e até defender os concorrentes perante os jurados", diz o diretor, Roberto Dávila.

Mas o anfitrião dá seus pitacos ácidos. Com a Folha no estúdio, torceu o nariz para um prato: "Nem vou provar, de tão pouco atraente".

Essas criações sem ousadia, depois que saíam de cena e chegavam aos bastidores, eram alvo de olhares tortos dos contrarregras.

Já as aprovadas pelos jurados motivavam a formação de um pelotão com garfinhos em riste para prová-las.

Quem pagou pelo apetite dos produtores foi o diretor.

Em um episódio, Anquier disse que Dávila tinha que provar um charutinho de couve.

"Vim correndo da sala de edição, mas encontrei o prato vazio", conta.

Entre os jurados, Achcar se revelou mais "técnico", ao pesar as palavras nas análises. Mônica e Renata foram mais espontâneas -a equipe definiu a jovem chef do Marakuthai, aliás, como "glutona".

A Folha presenciou sua gulodice e espontaneidade. Na gravação, depois de alguns pratos ruins, ela suspirou: "Queria tanto comer bem..."

Até o episódio final, que será exibido em dezembro, quiçá ela comerá melhor.

NA TV
"Cozinheiros em Ação"
Quando Amanhã, às 20h30, no GNT
Classificação Livre

*

Veja receita da moqueca de peixe e camarões, preparada pela participante Mariana Santos, no reality show.

Divulgação
Moqueca do 'Cozinheiros em Ação
Moqueca do 'Cozinheiros em Ação'

Endereço da página:

Links no texto: